Geração Verdão | Trabalhos 2024

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Autores: Matilde Teixeira, Clélia Sebastião e Eduarda Goularte.
Descrição da realização do trabalho e envolvimento dos alunos
1. Identificação do Problema
As alunas, ao perceberem que a separação de resíduos na sala de aula, onde têm mais aulas, não estava a ser realizada corretamente, decidiram intervir. A sala em questão possui três recipientes distintos para resíduos: um contentor preto para lixo indiferenciado, uma ecobag azul para papel e uma ecobag amarela para plásticos e metais. No entanto, notaram que muitos alunos não seguiam as regras de separação adequadamente.
2. Desenvolvimento da Grelha de Monitorização
Para abordar o problema, as alunas criaram uma grelha de monitorização semanal. Antes de afixarem a grelha, realizaram observações preliminares sobre como os resíduos estavam a ser descartados nos diferentes recipientes. Isso permitiu que identificassem os principais erros cometidos e as áreas que necessitavam de maior atenção.
3. Produção e Utilização da Grelha
Depois de recolherem dados iniciais, as alunas imprimiram e plastificaram a grelha de monitorização. A grelha foi então afixada num local visível na sala de aula. Três vezes por semana, elas registaram a qualidade da separação dos resíduos, avaliando se os materiais estavam a ser corretamente descartados nos recipientes apropriados.
4. Divulgação das Regras de Separação
Junto à grelha de monitorização, as alunas colocaram cartazes com as regras de separação de resíduos, facilitando a compreensão e lembrança dos colegas sobre como separar corretamente os diferentes tipos de lixo. Essas regras incluíam instruções claras e exemplos visuais para cada tipo de resíduo.
5. Criação do Cartaz de Avaliação
Ao longo das semanas de monitorização, as alunas recolheram dados para avaliar a eficácia das suas intervenções. Com esses dados, elas criaram um cartaz intuitivo que mostrava, de maneira visual e acessível, a qualidade da separação do lixo naquela sala. O cartaz incluía sacos transparentes, preenchidos com a quantidade de algodão que indicava os níveis de acerto e as áreas que ainda precisavam de melhorias. O cartaz possui também dicas, para que os alunos possam corrigir pequenos pormenores da sua separação que ainda podem melhorar.
6. Resultados e Impacto
O projeto não apenas melhorou a separação de resíduos na sala de aula específica, mas também aumentou a consciencialização entre os alunos sobre a importância da reciclagem e da correta gestão de resíduos. A intervenção contínua e a visualização dos resultados incentivaram os colegas a envolverem-se mais ativamente no processo de reciclagem, promovendo um ambiente escolar mais sustentável.
Este projeto demonstrou o poder da ação estudantil e da educação ambiental prática. As alunas não apenas identificaram um problema, mas também desenvolveram e implementaram uma solução eficaz, que foi bem recebida pela comunidade escolar. Através da monitorização regular, da divulgação das regras de separação e da criação de materiais educativos, elas conseguiram provocar uma mudança positiva no comportamento dos seus colegas, contribuindo para um futuro mais sustentável.