Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
No presente ano letivo estiveram envolvidos nos “Recreios com Vida” duas turmas de 1º ciclo, num total de 44 alunos: 1º G alunos com 6 e 7 anos e 3º M alunos com 8 e 9 anos.
O projeto já era conhecido pela maioria dos alunos, pela experiência que tiveram no ano passado. No entanto, a turma de 3º ano realizou um trabalho de divulgação e informação a toda a escola e apoiou os colegas de 1º ano na orientação e concretização do projeto.
Em sala foi feito um trabalho de pesquisa de jogos tradicionais e criação de novos jogos a partir de temas/conteúdos abordados nas diversas disciplinas do currículo. A partir deste trabalho de criação a turma de 3º ano desenvolveu um jogo associado ao pensamento computacional, intitulado “CiberMente”. Os alunos do 1º ano focaram-se mais nos Jogos Tradicionais e escolheram o Jogo do Galo, criando uma versão desportiva.
Mais uma vez, a Brigada dos Recreios Com Vida promoveu, de forma bastante entusiasta, um trabalho de divulgação, promoção e orientação de Jogos no Recreio.
Alguns jogos já são jogados nas aulas de Educação Física e em atividades relacionadas com as diversas efemérides nacionais.
Os alunos das turmas envolvidas pintaram os jogos no chão do recreio, com tinta de pavimento e criaram materiais com recursos a produtos reutilizáveis (por exemplo: caixas de cartão para fazer os dados do Jogo CiberMente e pacotes de leite pintados para o Jogo do Galo Desportivo).
As professoras tiveram um papel orientador na concretização dos jogos, monitorizando as pinturas.
Depois dos jogos concluídos, coube à Brigada envolver todos os colegas, explicando as regras dos jogos, cedendo o material necessário e promovendo uma interação saudável entre pares.
A Brigada funciona sempre com 2 elementos de cada turma, de forma que os alunos mais velhos possam ajudar os mais novos.
Os jogos estarão sempre disponíveis no recreio e os materiais devem ser requisitados junto da Brigada dos Recreios com Vida.