Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito do Projeto SEI – Sociedade Escola Investigação, a turma do 10ºCT2/CSE foi incentivada a criar um espaço, no recinto da ESAN, que estimulasse a saúde mental, atividade física e contacto com a natureza. Assim, foi criada uma área de lazer/aprendizagem, ao ar livre, com jogos matemáticos, para que a escola se tornasse mais atrativa aos alunos e estes pudessem usufruir de um ambiente mais apelativo à aquisição de conhecimentos. Este projeto foi desenvolvido em colaboração com o Eco-Escolas, pelo que se associaram mais duas atividades ao projeto supracitado, a designar “Colorir com sentimento”, que teve como objetivo “vestir” uma árvore com retalhos em malha e em crochet, de modo a tornar o espaço escolar mais colorido e consequentemente mais cativante.
A concretização deste projeto contou com a participação de elementos de diferentes turmas (10ºCT2/CSE; 11ºLH1; 11ºCT2; 11ºGD e 8ºAs), promovendo assim o trabalho cooperativo e as relações interpessoais. De realçar o bom comportamento, dedicação e empenho de todos durante a consecução da tarefa, pelo que entendemos que foi uma experiência gratificante e enriquecedora para todos os envolvidos. Por último, é de destacar o contributo fundamental dos assistentes operacionais da ESAN na materialização deste projeto, assim como de vários docentes. A partir do momento que a pintura destes jogos ficou concluída foi “inaugurado” este espaço no Dia do Agrupamento onde se dinamizou atividade de apresentação da escola aos alunos de 9º ano. Este espaço tem sido utilizado constantemente pelos alunos que frequentam a escola nos intervalos quando o tempo o permite, assim como na atividade dos alunos do 4º ano do nosso agrupamento (cerca de 120 alunos) quando se deslocaram à escola sede para participarem na atividade intitulada “Ser cientista por um dia!”. Este espaço para além de dar cor deu vida à escola.