Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica e Secundária IBN Mucana (Cascais)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito do projeto "Recreios com Vida", os alunos foram convidados a participar em atividades alusivas aos jogos tradicionais. Este projeto teve como principal objetivo incentivar a prática de jogos tradicionais durante os intervalos, promovendo não só a socialização entre os estudantes, mas também a atividade física. Para a execução deste projeto, os alunos realizaram uma pesquisa detalhada sobre as regras de diversos jogos tradicionais. Esta pesquisa permitiu-lhes aprofundar o conhecimento sobre as origens e as práticas associadas a cada jogo, tornando a experiência mais enriquecedora e educativa. Com o intuito de disseminar este conhecimento, os alunos produziram um vídeo explicativo, no qual demonstraram as regras e as formas de jogar cada um dos jogos selecionados. Este vídeo serviu como um recurso didático para que todos os colegas pudessem aprender e participar ativamente nas atividades propostas. Além da criação do vídeo, os alunos também deram o seu testemunho pessoal sobre a experiência de resgatar e praticar os jogos tradicionais. Nos seus relatos, destacaram a importância destes jogos como uma alternativa saudável e divertida ao uso excessivo de telemóveis. Sublinhando que, através dos jogos tradicionais, as crianças e os jovens podem reduzir o tempo passado em dispositivos eletrónicos e, ao mesmo tempo, beneficiar da prática de exercício físico. Concluindo, os jogos tradicionais revelaram-se uma excelente forma de promover a interação social e o bem-estar físico entre os estudantes. Esta iniciativa não só proporcionou momentos de lazer e convívio, mas também enfatizou a importância de manter vivas as tradições culturais e de adotar hábitos de vida saudáveis. A participação entusiástica dos alunos e os resultados positivos alcançados comprovam o valor educativo e recreativo dos jogos tradicionais, reforçando a necessidade de integrá-los de forma contínua nas atividades escolares.