Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Centro Educativo da Pampilhosa (Mealhada)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Recreios com vida
Integrado no projeto Eco-Escolas a nossa escola decidiu participar no desafio “Recreios com vida” e, de alguma forma colocar em prática um projeto que ainda não saíra do papel- Criar um espaço na escola onde os alunos pudessem brincar em grande grupo de forma organizada.
Começamos por fazer um trabalho de pesquisa sobre os jogos tradicionais com os alunos das turmas do 2º ano. Pedimos-lhes que entrevistassem os pais e avós acerca dos jogos que se jogavam nos recreios das nossas escolas, há 20/30 anos atrás. De todos os jogos optámos por selecionar quatro (Macaca, Sirumba, Jogo do Galo e Caracol).
Para a implementação desta “atividade” contámos com a colaboração da Câmara Municipal de Mealhada, que nos forneceu as tintas mais indicadas para a pintura dos jogos, ecológicas. Como pretendíamos que os jogos fossem uma surpresa para os alunos, pedimos a colaboração de alguns Encarregados de Educação. Pais, Professores e Assistentes Operacionais pintaram num dos espaços do nosso recreio os jogos.
A inauguração do espaço ficou reservada para o dia 3 de junho, para celebrar o Dia Mundial da Criança.
Os alunos da Brigada Recreios com Vida (alunos do 3º e 4º anos que fazem parte do Conselho Eco-Escolas) ficaram incumbidos de organizar as turmas durante a realização das diferentes atividades propostas e explicar as regras de cada jogo (já haviam sido explicadas em contexto de sala de aula).
Foi elaborado um roteiro/horário de utilização de cada um dos jogos e cabe aos alunos da Brigada controlar e orientar as turmas/grupos durante a utilização do espaço.