Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
O projeto “Recreios Com Vida” envolveu duas turmas do 5.º ano de escolaridade, cerca de 40 alunos, através da realização de diversos jogos e dinâmicas no espaço exterior. A Brigada Recreios Com Vida foi constituída por 5 alunos voluntários, designados rotativamente para cada turma e devidamente identificados com o respetivo colete Eco-Escolas. Este conjunto de alunos, destacado para cada jogo, apresenta as regras do jogo, monitoriza e auxilia os restantes colegas, além de auscultá-los, no sentido de aferir quais seriam os jogos a desenvolver na semana seguinte e pensar nos materiais necessários para a sua concretização.
Assim, foi constituído um Kit, composto por vários jogos tradicionais, recorrendo, preferencialmente, a materiais reutilizados, designadamente: caixas de cartão; tampas de plásticos de diferentes dimensões e cor; rolos de papel pintados; lata de refrigerantes; restos de fitas entre outros.
Foram elaborados regulamentos para cada jogo, possibilitando a sua rápida consulta através de QRCode e/ou através de imagens pictográficas, para permitir uma igualdade de oportunidades e uma inclusão plena para todos e cada um dos alunos.
Foram dinamizadas diferentes atividades, como por exemplo: jogo do galo; jogo das latas; jogo da corda; jogo dos rolos; jogos dos copos. Estas atividades, devidamente preparadas/organizadas pela Brigada, incidiram maioritariamente no mês de maio, semanal ou bissemanalmente, decorrendo todas ao ar livre. Surgiram inicialmente no recreio após a hora de almoço, por serem um período de tempo maior, e, sobretudo, na ausência de atividades letivas, abarcando assim outras turmas que manifestaram interesse..
Além de fomentar novos espaços de partilha, convívio, comunicação, interajuda e inclusão, o presente projeto proporcionou aos alunos envolvidos a descoberta de vários jogos tradicionais, recorrendo preferencialmente a materiais reutilizados, promovendo a consciência da proteção ambiental e da sustentabilidade.