Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O jogo tradicional é praticado por todas as classes sociais desde há muito tempo.
Ao jogar, os alunos libertam se das tensões diárias e da fadiga provocadas pela monotonia diária. Trata se de um momento de lazer e de diversão, principalmente para os jovens, onde se reforçam os laços de camaradagem. O jogo popular desempenha um papel muito importante no que respeita à identificação dos traços culturais de uma determinada região.
Nos Jogos tradicionais a sua transmissão é feita oralmente ou através da sua prática, ao longo das gerações. Ambos os jogos (tradicionais e populares) fazem parte da identidade cultural de um povo e transmitem se ao longo dos tempos, de geração em geração. Esta transmissão pode sofrer alterações de várias ordens, como, por exemplo, a adaptação aos condicionalismos de uma determinada região, aos princípios religiosos, à maneira de ser dos praticantes, etc. Os jogos tradicionais e populares constituem um importante património cultural do nosso país que é importante preservar. Todos estes jogos têm em comum o entretenimento, a boa disposição e a competição saudável, onde o mais importante é o convívio simples entre as crianças.
Atualmente, é vulgar encontrar se os jogos tradicionais nos convívios populares ou encontros escolares. Existe mesmo, por parte de alguns municípios, um esforço no sentido de se fazer um levantamento dos jogos da região, assim como a construção dos materiais necessários à sua prática, tendo como resultado um forte crescimento do número de praticantes.
Em idades relativamente baixas, as experimentações de várias vivências ao nível motor são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, permitindo lhes a construção de uma base sólida, que servirá de suporte para as exigências mais elevadas no futuro. A criança, através da prática de jogos tradicionais, é confrontada com um vasto leque de experiências importantes para suportar, no futuro, as exigências mais específicas de um determinado desporto. Capacidades motoras como a velocidade, a força, o equilíbrio, a orientação espacial, a diferenciação cinestésica e a reação.
Assim no jogo do “mata”, temos a diferenciação cinestésica e força; Tendo em conta as características dos jogos tradicionais no que respeita ao desenvolvimento das capacidades motoras dos alunos, aceitar e cumprir as regras dos jogos, colaborar com os colegas para o mesmo fim, convívio, ampliar o conhecimento no que concerne às regras, à linguagem específica dos jogos tradicionais, entre outras, são razões mais que justificadas, para que se integre os jogos tradicionais nos recreios das escolas.
A metodologia do trabalho foi: com a recolha de jogos feita pelos alunos, pode se organizar na escola um dia de Jogos Tradicionais para toda a comunidade escolar, coincidindo com o dia aberto do agrupamento. Os alunos poderem colaborar, não só no levantamento dos jogos, como também na organização do torneio.
Esta atividade recreios com vida, aconteceu durante a semana do agrupamento, envolvendo várias turmas e docentes de vários grupos de recrutamento.
Os alunos vivenciaram várias atividades recreativas, não foi só o jogo do “mata”, mas também o jogo do galo, a dança das cadeiras, arco e gancheta, ping-pong, bowling (feito a partir de pacotes de leite- pinos e a bola também foi construída pelos alunos), entre outros jogos que existiam na escola. Os alunos iam rodando a cada 10 minutos em cada "estação", assim todos os alunos conseguiram realizar todos os jogos.
A brigada dos recreios com vida, conseguiu dinamizar 1x por semana, o jogo do “mata”, os alunos requisitam a bola feita com restos de trapos e meias, junto da assistente operacional do ginásio. A brigada foi constituída por alunos voluntários das turmas do 2º ciclo.
A atividade envolveu 120 alunos, do 2º ciclo.
As atividades ao ar livre potenciam uma qualidade de vida melhor.
Este jogo foi o eleito, pois ao questionaram os pais, os alunos constataram que era o jogo que os pais e avós brincavam na altura e na rua.
Esta atividade como se pode constatar pelos testemunhos no vídeo, foi e continua a ser muito importante para as nossas crianças que deixam de ser tão sedentárias.
Esta atividade foi um sucesso na nossa escola. Temos um grupo de muito sucesso no desporto escolar. A parceria com os docentes de educação física fez com que “recreios com vida” fosse ainda mais divulgado na escola.
Nessa semana também na sala de professores foi dinamizado o "bowling", foi divertido e criou união entre os docentes.