Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O projeto recreios com vida foi iniciativa das educadoras para dinamizar o recreio dos alunos do pré-escolar com o objetivo de enriquecer as atividades livres no espaço exterior. A dinamização no recreio foi realizada com os materiais “peças soltas “que foram adquiridas com ajuda e partilha das famílias. A brigada é constituída pelos chefes do dia de cada sala, dando assim oportunidade a todas as crianças fazerem parte da equipa da brigada. A brigada em grupo decidiu que as diferentes caixas da imaginação ficariam num espaço abrigado, existente no exterior de fácil acesso a todos. As crianças juntamente com a brigada duas vezes por semana usufruíam da atividade com muito entusiasmo e satisfação, onde podiam livremente criar, construir, imaginar, entre pares, grupos ou individualmente as suas próprias criações. Peças soltas (material de desperdício/reutilizáveis) são materiais que podem ser movidos, carregados, combinados, redispostos, alinhados e realinhados infinitas vezes e de múltiplas maneiras. A ideia da reutilização é evitar o desperdício e ser criativo. As possibilidades são variadas para o mesmo material.
As vantagens de brincar/ explorar
. A criança escolhe como usar
. As peças podem ser adaptadas e usadas de várias formas
. A liberdade no uso das peças estimula a criatividade e a imaginação
. Promover a autoestima e a responsabilidade
Esta atividade teve bastante adesão por parte de todos os grupos do pré-escolar, e coma mudança de estação começou a ser dinamizada mais vezes por semana.