Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB1/JI de Santa Rita (Lousã)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Recreios com Vida: Jogos Tradicionais
1.ª Etapa – No início do ano letivo os/as alunos(as) do 1.º ciclo foram convidados a fazer uma pesquisa e recolha de Jogos Tradicionais juntamente com as famílias (até 19 de janeiro).
2.ª Etapa – Os jogos foram apresentados e explicados em cada turma.
3.ª Etapa – As docentes analisaram os jogos e selecionaram os que pelas suas características poderiam ser jogados nos recreios, tendo em conta o espaço e o tempo útil (aproximadamente 20 minutos). Foram selecionados oito jogos: Macaca; Corrida do Ovo na Colher; Tração com Corda em Linha; Cântaro; Cabra-Cega; Barra do Lenço; Batata Quente; Corrida de Caricas.
4.ª Etapa – Foram divulgados os jogos candidatos.
5.ª Etapa – Realizou-se uma Assembleia Eleitoral para eleição do jogo a ser obrigatoriamente jogado por todas as turmas durante os intervalos (12 de abril).
6.ª Etapa – Implementação do jogo durante os recreios, dinamizado inicialmente pelas docentes e pelas Assistentes Operacionais e depois livremente pelos(as) alunos(as).