Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
No mês de maio comemoramos a família, a infância e o brincar!
“Brincar no AECMP” foi o mote para comemorarmos o Dia Internacional do Brincar!
E porque brincar não é apenas para as crianças e não se limita a ser uma forma de passar o tempo, o AECMP preparou um dia de brincadeiras em que os protagonistas foram os nossos alunos!
O objetivo desta iniciativa foi aliar o brincar à aprendizagem, à saúde física e mental, à educação ambiental para a sustentabilidade, à solidariedade e claro, à diversão!
Alunos felizes, são alunos saudáveis!
Assim, no dia 29 de maio, cada turma dinamizou um jogo (previamente planeado nas aulas de Cidadania e de Desenvolvimento e de Assembleia de Turma), jogo esse que ficou eternizado, não só no recreio da escola, como nas memórias de cada um. Foi-nos difícil eleger o jogo para concorrer a esta atividade pois, de facto, houve vários desafios criativos, divertidos e sustentáveis. Optamos pelo "Jogo do Burro" por este permitir a articulação de diversas competências, nomeadamente o cálculo mental, por não implicar material de desgaste e, portanto, permitir a sua utilização e replicação futuras em momentos lúdicos e de intervalo de atividades letivas e por ser um jogo que revisita jogos antigos e esquecidos, como a "malha" ou a "macaca". Em todo caso, os restantes jogos e os momentos de diversão estão patentes no vídeo anexo. Foi indubitavelmente um dia especial que contou com a presença de várias entidades parceiras e com a Sra. Vereadora da educação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e que culminou com o lançamento de papagaios construídos pelas famílias dos nossos alunos e com o hastear da bandeira Eco-escolas.
Foi um dia feliz. Um dia a brincar. Um dia a conviver. Um dia a Viver!