Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Informação sobre a Brigada (memória descritiva)
Nível de escolaridade: pré-escolar
Número de crianças envolvidas: 23
Frequência diária (recreio da hora de almoço e de final de dia)
Exemplos de atividades dinamizadas: estafetas nos troncos pintados pelas crianças; desenhos ao ar livre utilizando os troncos como mesas de apoio; jogo da glória pintado no chão; brincadeiras na cozinha de exterior; exploração de materiais de fim aberto nas brincadeiras livres entre pares.
Regulamento ou guião do(s) jogo(s) criado(s) incluindo os materiais necessários à sua concretização:
Jogo da Glória humano (pintado no chão): o jogo da glória humano pode ser jogado por seis crianças em simultâneo. Cada criança avançará as casas que lhe calharem no dado fornecido para o efeito e ganha aquela que chegar ao fim do percurso mais depressa. Ao parar nas casas (de cores distintas), as crianças devem nomear a cor em que estão em inglês.
Estafetas nos troncos coloridos: os troncos foram dispostos no espaço exterior de diversas formas para que as crianças pudessem realizar percursos motores que exigissem diferentes competências como saltar (de cima para baixo e de baixo para cima), correr, contornar o tronco e rodar o tronco (os mais leves). Este jogo poderá ser jogado por dez crianças.
Cozinha de exterior: foram disponibilizados materiais rotativamente que as crianças possam explorar em contexto da cozinha de exterior, como por exemplo, panelas, colheres, copos, funis, etc. Esta é uma área que se pretende que seja explorada livremente pelas crianças com um máximo de quatro crianças em simultâneo.
Arca dos materiais de fim aberto: foram disponibilizados materiais como cones de costura, caixas, rolhas, para que as crianças possam utilizar no espaço exterior e criar as suas próprias brincadeiras, resinificando os materiais que estão a utilizar. Esta arca poderá ser utilizada por tantas crianças as que forem possíveis de integrar as brincadeiras com os materiais nela disponibilizados.