Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Nobel Internacional School Algarve (Lagoa (Algarve))

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Memória descritiva da atividade:
Dividiu-se os alunos em duas equipas:
Brigada do Recreio – Equipa A - Coletes Amarelos (8 alunos do 3º ano Turmas A e B, do 1ºCiclo) e Equipa B - Coletes Laranjas (8 alunos do Year 4 Turmas A e B, Primary school). A atividade realizou-se, às Sextas-feiras, durante o mês de Março. Para a atividade desenvolvida, foram utilizados vários materiais recicláveis, tendo por objetivo reutilizar este material, conferindo assim uma nova utilidade. Neste caso, foi criado uma atividade do Salto e Equilíbrio, para alunos do 1º Ciclo. Para a realização desta atividade começa-se por desenhar um quadrado no chão e coloca-se à frente de cada lado do quadrado o material acima mencionado e a numeração de cada nível (total 4 níveis). Coloca-se sempre dois copos de cada lado e dois rolos de cada lado. Cada aluno tem de conseguir realizar a passagem da régua para um dos níveis. A prova consiste em realizar duas rondas no mesmo circuito, de forma a permitir a participação dos 8 elementos que compõem cada equipa. O objetivo é mover a régua (que se encontra posicionada em cima dos dois copos e/ou rolos, de um lado para o outro e depois saltar por cima dos dois copos ou rolos e assim sucessivamente (2 Saltos para a frente e dois para trás). Ganha o aluno que conseguir fazer tudo no menor intervalo de tempo. Esta atividade visa trabalhar a coordenação motora, equilíbrio e resistência, capacidade de atenção, orientação espacial, perceção temporal e controlo emocional. Esta atividade, pretendeu não só reinventar o material e a sua utilização, bem como, incentivar os alunos a trabalharem em equipa, incentivando a cooperação e a competição saudável, alicerçando assim a coesão e a socialização entre o grupo.