Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica Raul Lino (Cascais)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Tal como estava previsto no nosso plano de ação e no nosso Eco Código, propusemo-nos a participar na atividade "Recreios com Vida".
Ao longo do ano, os alunos foram recordando jogos tradicionais, alguns já existentes no pátio da escola e outros que foram criados e/ou adaptados. Vários jogos foram experimentados, pelos alunos, pelos professores e em parceria com a Ludo biblioteca e, também, em momentos AEC`S.
Entre outros escolhemos destacar o Jogo "Cuidado com a Cobra" este foi pensado, pelos alunos do terceiro ano, desenhado, pintado e até fizeram maquete. Depois foram para o recreio acompanhados pela Brigada dos Recreios e foi experimentar e as várias estações do jogo e os vários materiais. Tal como mostra o projeto, tudo foi pensado pelos alunos. As técnicas da Ludo Biblioteca e monitores das AEC`s ajudaram nas pinturas deste jogo e não só, de todos os outros jogos que pusemos a funcionar no nosso recreio. Diariamente a Brigada do recreio (constituída por alunos de várias turmas) dinamiza a utilização desses mesmos jogos. Conforme os três alunos que prestam testemunho sobre esta Ação, referiram as vivências proporcionadas têm sido uma-mais-valia para todos, tanto a nível pessoal como a nível coletivo ( comunidade educativa) . Esta ação também contribuiu, em grande parte, para a concretização do desígnio "Escola a Tempo Inteiro" em Liberdade.