Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito do projeto Eco-Escolas a turma do 9.º B decidiu que iria, em vários momentos ao longo do ano letivo, concretizar a iniciativa “Recreios com vida”. O projeto consistiu na dinamização de jogos e atividades lúdicas no recreio através da criação de uma brigada. Os alunos começaram por reunir ideias de possíveis jogos coletivos para concretizar os objetivos desta iniciativa. Posteriormente, procederam à votação de quais os jogos que melhor se enquadravam nos objetivos propostos e os jogos mais votados foram: jogo do lencinho, jogo dos números, jogo do estica, jogo da adivinha, jogo do Zip Zap Zum e o jogo da macaca.
Numa segunda fase, em pequenos grupos, os alunos criaram o regulamento de cada um dos jogos.
Reunidas as condições para a concretização dos jogos, a turma começou, em alguns dos intervalos de 20 minutos e alguns períodos de almoço a concretizar os jogos.
Quanto aos materiais utilizados, o jogo do lencinho utilizou somente um lenço, o jogo do estica utilizou somente cordas que fazem parte do material das aulas de Educação Física, o jogo dos números está desenhado no recreio da escola, tal como o jogo da macaca e, por isso, podem ser jogados todos os dias pelos nossos alunos. O jogo da adivinha e o jogo do Zip Zap Zum não implicaram a utilização de qualquer recurso material.
A adesão dos alunos, das várias idades, foi muito significativa e estes manifestaram imensa felicidade na concretização dos jogos e, por isso, a turma do 9.º B voltou a ficar muito contente com o sucesso da iniciativa que desenvolveu e que já tinha decidido desenvolver no ano letivo transato.