Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A Brigada dos recreios com vida é formada por 24 alunos do 1º ano, 13 alunos do 2º ano e 22 alunos do 4º ano.
Cada ano implementou um jogo tradicional: às segundas, o 1º ano dinamizou o “Macaquinho Chinês”; às quartas, o 2º ano dinamizou o jogo “Derruba as latas”; às sextas, o 4º ano dinamizou o jogo do “Mata”. Nos mesmos dias da semana, na semana seguinte, cada turma dinamizou o jogo criado pela Escola: “A Gincana do Arco e dos Pneus”. Os jogos tradicionais ou o novo eram dinamizados de forma alternada, ou seja, de 15 em 15 dias.
Os dinamizadores também jogavam e a eles juntavam-se os alunos das outras turmas do 1º ciclo, mediante as suas preferências. O 1º ciclo é constituído por 108 alunos, sendo que quase todos foram participando num ou outro jogo, mediante os seus gostos e preferências.
O Jogo criado “Gincana do Arco e dos Pneus”, representou alguma dificuldade para a motricidade dos alunos, principalmente para o 1º e 2º ano. Contudo, a criação do mesmo foi baseada na experiência dos professores e funcionários mais velhos, que o adaptaram às suas brincadeiras noutros tempos.
Tem sido um desafio muito interessante, mas também divertido!