Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Temos vindo a verificar, nas últimas décadas, um grande declínio de tempo e espaço para que as crianças possam brincar em contextos familiares, escolares e comunitários, e em especial em espaços exteriores. Esta situação tem uma consequência inevitável no desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, emocionais e sociais nas crianças, independentemente da idade, género, naturalidade ou cultura.
Em situação contrária, verifica-se um aumento significativo de desordens mentais que incluem
ansiedade, depressão e taxa de suicídio, para além do crescente desenvolvimento da obesidade, e excesso de peso, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.
Brincar é um comportamento muito importante na construção das estruturas internas do organismo e formação de identidades ao longo da vida. Brincar permite desenvolver a capacidade de exploração e adaptação (motora, emocional, cognitiva e social), de confronto com o risco e a adversidade, aprendizagem, regulação e controlo emocional, autoestima, imaginação e fantasia.
Segundo Carlos Neto todos os estudos realizados sobre rotinas de vida das crianças de países desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento mostram que as crianças que vivenciam brincadeiras ao ar livre demonstram uma capacidade fantástica em desenvolver a sua autonomia e autorregulação.
Recreios com Vida assim como as atividades lúdicas na escola pretende-se levar a criança à exploração de jogos, brincadeiras ao ar livre ajudando assim a uma vida mais saudável.
O recreio escolar torna-se assim, numa época das novas tecnologias e de redes sociais, quase como o único reduto de liberdade e ação das nossas crianças.