Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EB Viscondessa (Matosinhos)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Em Conselho do Eco-Escolas, formaram-se dois grupos de alunos responsáveis pela Brigada dos Recreios, cuja intervenção ocorreria duas vezes por semana, durante o recreio da manhã. A sua ação tem como objetivos centrais acautelar a boa utilização dos jogos e adotar uma postura preventiva no caso de ocorrerem comportamentos mais desajustados. À turma do 3.º ano (T5) foi lançado o desafio de criar um jogo novo para acrescentar aos diversos jogos existentes, que deram vida e cor aos recreios da escola. Em debate, na disciplina de DAC, selecionaram o tema da reciclagem que serviria de mote à construção do jogo. O principal objetivo é colocar os diferentes tipos de lixo nos caixotes corretos, aplicando assim aquilo que aprenderam relativamente à separação de resíduos. Como forma de colocar os colegas a praticar exercício, acrescentaram que ter-se-ia de correr atrás do caixote correto para colocar os resíduos. Para isso, recolheram, assim, diferentes tipos de resíduos, construíram caixotes próprios para cada tipo e reaproveitaram sacos em rede que tinham em casa para usarem como mochila. Redigiram posteriormente o regulamento do jogo a que atribuíram o nome “Sabes Reciclar?”. No recreio, a turma explicou aos restantes colegas as regras do jogo, acrescentando-se assim mais uma dinâmica pedagógica e divertida.