Recreios com Vida | Trabalhos 2023/24

Escola EBI da Torreira (Murtosa)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Memória Descritiva - “Recreios com Vida”
1º período - A Coordenadora do Eco Escolas lançou o desafio aos docentes de EF para que se desenvolvesse no âmbito dos DAC (domínios de autonomia curricular) uma atividade de divulgação e dinamização de Jogos Tradicionais, uma vez que o tema aglutinador para os 7º anos foi “Torreira à Moda Antiga”.
2º período - Os alunos organizaram-se em grupos e na disciplina de Oferta Formativa foram editados e reunidos os regulamentos a cumprir para apresentar à Comunidade Educativa no Dia do Hastear da Bandeira Verde, 21 de março, tendo por base o ficheiro disponível na página do Eco Escolas: “Na minha rua…Jogos Tradicionais”. Foi pedido aos alunos para reunir e elaborar alguns dos materiais necessários – sacos, cordas, latas, malhas… e todos os jogos foram testados nas aulas de EF. A Associação de Pais e Encarregados de Educação também contribuiu, oferecendo piões, elásticos e cordas. Os dois docentes de Educação Física testaram com os alunos os diferentes Jogos Tradicionais nas aulas de Educação Física. Foi feita a apresentação dos “Recreios com Vida” no dia 21 de março, dia em que foram apresentados e dinamizados pela primeira vez no recreio da Escola durante a celebração do Dia Eco Escolas – Hastear da Bandeira Verde.
3º período – ao longo do último trimestre, os alunos dos 7º anos dinamizaram os Jogos Tradicionais no intervalo de almoço dos alunos (principalmente do 1º ciclo) no Coberto do Recreio do 1º ciclo (ou no Pavilhão em dias de chuva) e ainda no Parque de Merendas da Torreira, no dia 29 de maio, aquando da Caminhada Pelo Coração, atividade anual tradicional desta escola e aberta à Comunidade.
A Associação ASFITA e o Lar de Idosos também emprestou materiais para a realização dos jogos: malhas de ferro e sacos de serapilheira que não foram utilizados, as primeiras por serem muito pesadas e os segundos para não se rasgarem.
Os jogos dinamizados foram: RODA DO LENÇO, CORRIDA DE SACOS, TIRO ÀS LATAS, JOGO DA MALHA, CABRA-CEGA, O GATO E O RATO, A BARRA DO LENÇO, CORRIDA DA COLHER, JOGO DA MACACA, JOGO DO PIÃO, TRAÇÃO DA CORDA, SALTAR À CORDA e TIRO ÀS LATAS.
No dia 12 de junho, foram apresentados à Comunidade os trabalhos realizados pela escola na Assembleia Theatro da Torreira onde se incluíram as atividades de “Recreios com Vida” onde estiveram expostas diversas fotografias da dinamização das nossas atividades quer na Escola quer no Parque de Merendas da Torreira.
Todos os materiais continuam à disposição dos alunos para serem utilizados durante a hora de recreio até 28 de junho – Dia do Arraial da Escola da Torreira