Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC (Marco de Canaveses)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ EPAMAC
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
4,12 km
Duração aproximada:
60 minutos de percurso, 120 minutos descontando as paragens
N.º de postos/estações/paragens:
5
Tema do Trilho:
Biodiversidade em Movimento
Temas das Estações:
Estação 1: O coração da Ribeira || Água como fonte de vida
Estação 2: Desafio dos 5 sentidos || Sentir a natureza para compreendê-la
Estação 3: Miniecossistema aquático || A vida nos pequenos mundos de água
Estação 4: Biodiversidade – Teia da vida || Tudo está interligado
Estação 5: O que é a biodiversidade? || Vídeo Informativo
Fichas de Estações:
Autores:
Turma do 11º ano do Curso Técnico em Animação de Turismo da EPAMAC
Prof.(a) Carla Rocha
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação no projeto Eco-Trilho surgiu da vontade de dar visibilidade à riqueza natural e à biodiversidade do espaço envolvente à nossa escola, promovendo uma maior consciencialização ambiental junto da comunidade educativa. Este projeto integra-se na dinâmica pedagógica da escola e foi integrado no projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma participante com o tema "Biodiversidade em Movimento", cujo foco é o ambiente. Tendo como principal objetivo, destacar e valorizar os recursos naturais existentes, nos cerca de 100 hectares de área agrícola e florestal, que envolvem a escola.
Os alunos envolvidos pertencem ao 11.º ano do Curso Profissional de Animação em Turismo, tendo demonstrado desde o início um nível de envolvimento exemplar. Participaram de forma ativa e empenhada em todas as fases do projeto: planeamento, preparação e apresentação do percurso à comunidade escolar. Este trabalho permitiu-lhes aplicar conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas e desenvolver competências transversais fundamentais, como o trabalho em equipa, a responsabilidade ambiental e a capacidade de comunicação.
As disciplinas envolvidas no desenvolvimento do projeto foram:
- Comunicação e Empreendedorismo, que orientou a forma como os alunos idealizaram e apresentaram o projeto à comunidade;
- Conceção, Planeamento e Implementação de Programas de Animação, onde desenharam o percurso e as atividades de interpretação ambiental;
- Introdução ao Turismo e Desenvolvimento de Competências, que enquadrou o trilho como um recurso turístico sustentável;
- Prática simulada, onde colocaram em prática os conhecimentos técnicos de animação turística e ambiental;
- Educação Física, que contribuiu para o planeamento do percurso em termos de acessibilidade e exigência física;
• Geografia, que apoiou a análise do território e das características naturais da zona envolvente;
• Área de Integração, que assegurou a ligação entre o projeto, o currículo e a cidadania ativa.
A escolha do local para a implementação do percurso recaiu sobre a vasta área que envolve a escola, composta por zonas agrícolas e florestais, o que permitiu explorar e divulgar a elevada biodiversidade do território. Este espaço, muitas vezes desconhecido por grande parte da comunidade escolar, revelou-se um verdadeiro laboratório natural, proporcionando uma aprendizagem significativa e em contacto direto com a natureza.
A pertinência e o interesse do percurso prenderam-se com a sua capacidade de sensibilizar e educar para a valorização e preservação da biodiversidade local. O Eco-Trilho não só permitiu aos alunos reforçar a sua ligação ao meio natural, como também envolveu a comunidade educativa, despertando a curiosidade e o sentido de responsabilidade para com os recursos naturais da escola.
Este projeto foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora, que promoveu a integração dos saberes, o espírito de iniciativa e a cidadania ambiental, constituindo um exemplo claro de como a escola pode ser um espaço vivo de aprendizagem e de intervenção sustentável.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: