Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-escolas_eco-trilho_CEDNSC_8.ºB

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
6 Km

Duração aproximada:
83 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
8

Tema do Trilho:
Plantas invasoras

Temas das Estações:
Espanta-lobos - Ailanthus altissima
Azedas - Oxalis pes-caprae
Árvore-do-incenso - Pittosporum undulatum
Bons-dias - Ipomoea indica
Vitadínia-das-floristas - Erigeron karvinskianus
Lantana - Lantana camara
Acanto - Acanthus mollis
Penisetum - Pennisetum setaceum

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 8.ºB:
Aldani Lobo
Beatriz Alexandra Coelho
Beatriz Gomes Santos
Carlos de Assis
Carolina Correia
Cristiana Gonçalves
Daniel Lima
David Alexandre Rodrigues
Dérik Silva
Keliandra Alves
Lisandro Cardoso
Marcelo Júnior Vaz
Martim Pereira
Ricardo Duarte Paulino
Ruben Leandro Costa
Rui Gabriel Guedes
Wagner Fernando Furtado
Alunos do 12.ºA
Bianca Valente
Daniela Santos
Emílio Ferreira
Giovana Souza
Luana Colaço
Matilde Alves
Pedro Silva
Sara Santos

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
O projeto #AquiNãoEstásBem-À caça das invasoras no nosso bairro foi desenvolvido com o objetivo de sensibilizar e envolver a comunidade escolar na identificação e remoção de plantas invasoras no bairro envolvente à escola. Combinando ciência, cidadania ativa e tecnologia, procurou-se formar uma geração mais consciente e responsável, capaz de atuar de forma informada na proteção do ambiente.
O projeto envolveu alunos do 8.º ano da turma B e do 12.º ano da turma A, promovendo a articulação entre ciclos e a partilha de conhecimentos e experiências.
A abordagem pedagógica foi interdisciplinar, envolvendo as seguintes disciplinas:
• TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
• Geografia
• Ciências Naturais
• Biologia
• Aplicações Informáticas
O projeto teve as seguintes etapas:
1. Escolha da Área de Exploração
Os grupos de alunos escolheram uma das quatro áreas geográficas pré-definidas no bairro para investigar a presença de plantas invasoras.
2. Consulta da Plataforma "Invasoras.pt"
Utilizaram o site https://invasoras.pt para aceder aos registos existentes de plantas invasoras nas áreas selecionadas.
3. Verificação Presencial no Terreno
Foram realizadas visitas de campo para confirmar a presença das espécies registadas e identificar possíveis novas ocorrências.
4. Investigação e Criação das Estações de Informação
Após a identificação das espécies invasoras, os alunos pesquisaram as suas características, origem, impacto ecológico e métodos de controlo. Com a informação pesquisada, os alunos do 8.ºano criaram as estações informativas para o trilho e os alunos do 12.º ano criaram cartazes informativos.
5. Georreferenciação do percurso no Google Maps
Os alunos delinearam o Trilho das Invasoras no Google Maps, assinalando cada estação com coordenadas geográficas e informações relevantes.
6. Criação de Flyer de Apresentação
Foi elaborado um flyer digital e impresso, com o objetivo de divulgar o trilho junto da comunidade educativa e local, contendo o percurso e as espécies destacadas.
7. Realização do Trilho e Intervenções no Terreno
No último dia de aulas os alunos irão convidar as turmas da escola a fazer o trilho, guiando os participantes, explicando as espécies encontradas e realizando ações práticas de remoção controlada de plantas invasoras quando possível.
8. Divulgação do Projeto
O projeto irã ser divulgado através de:
o Redes sociais e página web da escola e da Junta de Freguesia.
o Apresentações em sala de aula.
o Exposição de cartazes e flyer.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: