Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
- Wikiloc | Trilha [Eco Escolas Eco Trilhos (ColégioOceanus)]
Nome do Trilho:
[Eco-Escolas_Eco-Trilho_ ColégioOceanus]
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
2,68 kms
Duração aproximada:
1h
N.º de postos/estações/paragens:
4 estações
Tema do Trilho:
Diversidade
Temas das Estações:
Fauna, flora, ciclo da água e desperdício de água
Autores:
Turma dos Exploradores, Professora Carolina Vila Verde e Professora Joana Costa
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação neste projeto foi motivada pelo nosso interesse em promover uma ligação mais forte entre os alunos e o meio natural que os rodeia. Tendo em conta que estamos a trabalhar valores associados à cidadania e à sustentabilidade, a atividade Eco Trilhos surgiu como uma excelente oportunidade para aprender através da experiência e do contacto direto com a natureza.
Os alunos envolvidos frequentam o 3.º ano de escolaridade e a atividade foi articulada principalmente com as disciplinas de NSS, Português (descrição, vocabulário sensorial e comunicação oral) e Educação para a Cidadania.
O grupo – intitulado “Os Exploradores” – é muito ativo, curioso e gosta de aprender através de tarefas práticas e desafiantes. Demonstraram um forte envolvimento em todas as estações do percurso, participando com entusiasmo, criatividade e sentido crítico. São alunos aventureiros e cooperativos, o que fez desta atividade uma experiência significativa para todos.
O percurso foi realizado numa zona de floresta próxima do colégio, um espaço seguro, acessível a pé e que reúne as condições ideais para observar diferentes elementos naturais: plantas, sinais de vida animal, pequenas zonas húmidas e áreas com sombra e luz solar. Este espaço foi escolhido pela sua riqueza natural, pela proximidade (dispensando transporte) e pela possibilidade de desenvolver todas as estações propostas com liberdade e segurança.
O trilho revelou-se altamente pertinente, não só por consolidar aprendizagens de sala de aula em contexto real, como também por despertar uma maior consciência ecológica e sentido de responsabilidade ambiental. Os alunos regressaram motivados, com novas perguntas e com vontade de continuar a cuidar do mundo que os rodeia.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: