Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola EB 2,3 Professor Mendes Ferrão (Arganil)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho EB 2,3 Prof. Mendes Ferrão, Coja

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4 Km

Duração aproximada:
1 hora

N.º de postos/estações/paragens:
12

Tema do Trilho:
Eco Trilho – À Descoberta de Côja

Temas das Estações:
Biodiversidade, Cultura, Lazer, História e Desporto

Fichas de Estações:

Autores:
Coordenadora do Eco Escolas e Professora da disciplina de Educação Visual, Lúcia de Deus
Professora de Educação Física, Bárbara Joaquim;

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Eco-Trilho EB 2,3 Prof. Mendes Ferrão, Côja
A participação da Escola EB 2,3 Prof. Mendes Ferrão no projeto Eco-Trilhos do programa Eco-Escolas foi impulsionada pelo compromisso da comunidade educativa em promover a educação ambiental e a sustentabilidade. A iniciativa visou fomentar o conhecimento do território local, incentivando os alunos a explorarem e valorizarem o património natural e cultural de Côja.
O projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar, integrando várias disciplinas:
• Educação Física: Planeamento e realização do percurso pedestre, promovendo a atividade física e a orientação no terreno.
• Educação Visual: Criação de materiais visuais para ligação a outras actividades do eco-escolas, integração entre a arte e a consciência ecológica, fortalecer o compromisso coletivo com o meio ambiente.
• Ciências Naturais: Estudo da biodiversidade local, identificação de espécies e compreensão dos ecossistemas presentes ao longo do percurso.
• Matemática: Cálculo de distâncias, tempos de percurso e análise de dados relacionados com o trilho, observação das formas geométricas, naturais e artificiais.
Os alunos estiveram ativamente envolvidos em todas as fases do projeto, desde a conceção até à implementação do trilho. Participaram na pesquisa e planeamento do percurso. Esta abordagem colaborativa promoveu o desenvolvimento de competências como o trabalho em equipa, pensamento crítico e responsabilidade ambiental.
O percurso foi estrategicamente delineado para incluir pontos de interesse significativos de Côja, como:
• Parque do Vale
• Ponte Romana de Côja
• Capela do Sepulcro
• Praia Fluvial do Caneiro de Côja
• Parque do Prado
Estes locais foram selecionados por representarem a riqueza histórica, cultural e natural da região, proporcionando aos participantes uma experiência educativa e sensorial enriquecedora.
O Eco-Trilho apresenta-se como uma ferramenta pedagógica valiosa, promovendo a aprendizagem ativa e o contacto direto com o meio ambiente. Ao integrar diferentes áreas do conhecimento, o percurso estimula a consciência ecológica, o respeito pelo património local e a adoção de práticas sustentáveis. Além disso, serve como um recurso acessível para a comunidade, incentivando a participação cidadã na preservação do ambiente.
Valorizou-se o processo de ensino/aprendizagem, bem como a promoção dos valores ambientais.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: