Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada)

1 - Identificação do Trilho

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Fernao-Mendes-Pinto

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
5,45 Km

Duração aproximada:
2 horas.

N.º de postos/estações/paragens:
6

Tema do Trilho:
Biodiversidade na cidade de Almada.

Temas das Estações:
1. Cacilhas - Mar.
2. Posto Municipal de Turismo - Mobilidade Sistentável.
3. Jardim do Castelo - Biodiversidade.
4. Elevador da Boca do Vento - Biodiversidade e Mobilidade Sustentável.
5. Casa da Cerca - Jardim Botânico - Biodiversidade
6. Parque da Paz - Biodiversidade.

Fichas de Estações:

Autores:
Ana Carolina Mirrado, Ana Luísa Domingos, Dércia Maria Miranda, Filipa Lourenço Rodrigues, Maria Rita Taborda, Mariah Miranda Borth

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Somos alunas do 10° ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e tivemos conhecimento deste projeto através do nosso professor de Biologia e Geologia, o mesmo que nos motivou a participar. Apenas a disciplina de Biologia e Geologia foi envolvida. Para realizar o Eco-Trilho o nosso grupo não conseguiu encontrar um dia que todas pudessem realizá-lo presencialmente, então dividimos as tarefas: quatro meninas fizeram a caminhada, tiraram as fotografias dos pontos e recolheram informações enquanto outras duas que não puderam participar nesta parte ajudaram com as pesquisas e descrições de cada ponto.
Decidimos que o local do percurso seria Cacilhas - Almada Velha - Parque da Paz, pois vimos potencial nas paisagens, cultura e gostaríamos de saber um pouco mais sobre estes locais. Esse percurso foi escolhido pela diversidade de atividades e paisagens que podemos encontrar na cidade de Almada, os diferentes passeios que os turistas podem realizar: piqueniques em parques, vista para o Rio Tejo, observação de aves, entre outros.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: