Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_EscolaSecundáriaDr.AntónioCarvalhoFigueiredo
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
Aproximadamente 6 (seis) quilómetros
Duração aproximada:
2.horas
N.º de postos/estações/paragens:
7
Tema do Trilho:
Biodiversidade e a história registada na várzea de Loures.
Temas das Estações:
1: A importância dos répteis no controlo dos insetos
2: Os javalis regressaram à várzea de Loures
3: A importância das abelhas na polinização
4: Espécies exóticas (sobreiro Vs eucalipto)
5: A utilização da água do rio de Loures nos campos agrícolas
6: As aves da várzea de Loures
7: A vila romana de Frielas
Autores:
Alunos da Turma 11º CT2
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A turma do 11.º CT2 organizou a atividade no âmbito do seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento, tendo como objetivo fundamental dar a conhecer o ecossistema local e que caracteriza a região. Considerando que as temáticas trabalhadas no 8.º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais estão focadas no estudo dos ecossistemas, os alunos do 11.º ano organizaram o percurso para os seus colegas, tendo servido inclusivamente de mentores e guias partilhando a explicação sobre a realidade que nos circunda.
Assim a atividade decorreu de acordo com as seguintes grandes etapas:
- 1.ª etapa: alunos do 11.º ano analisaram os conceitos trabalhados na disciplina de Ciências Naturais de 8.º ano;
- 2.ª etapa: exploração e desenho do percurso (alunos do 11.º ano) em campo com contextualização no local dos conceitos trabalhados pelos alunos de 8.º ano em contexto de sala de aula;
- 3.ª etapa: realização do percurso com os alunos de 8.º ano acompanhados por dois alunos de 11.º como guias e explorando os pontos mediante a explicação dos disponibilizada, igualmente, pelos alunos de 11.º ano;
- 4.ª etapa: aplicação das aprendizagens trabalhadas durante o percurso em contexto de exercícios, na sala de aula.
O projeto teve ainda o envolvimento dos alunos do Curso Profissional de Multimédia para registo da atividade em fotografia e vídeo através do drone da escola.
Este ano letivo, o circuito incluiu também, em interdisciplinaridade com a disciplina de História, a visita às ruínas romanas de Frielas, contando com a exemplar parceria do núcleo museológico da Câmara Municipal de Loures.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: