Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Cuidar do copo e da mente passo a passo com a geodiversidade do Parque Tejo-ESEL

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,57 Km

Duração aproximada:
90 min

N.º de postos/estações/paragens:
8

Tema do Trilho:
Cuidar do corpo e da mente caminhando junto ao Tejo

Temas das Estações:
estação 1- Fauna à volta da Torre Vasco da Gama (Torre Vasco da Gama)
estação 5- O bem estar bio spico-social e o sapal do tejo e (Pilares da Ponte Vasco da Gama)
estação 6- Do passeio dos heróis do mar para o Altar palco: Jornada pela geodiversidade (Altar-Palco)
estação 7- Geodiversidade para o bem-estar espiritual (Igreja Nossa Senhora dos Navegantes)

Fichas de Estações:

Autores:
Fátima Rodrigues, Olga Valentim, Laura Viegas, Maria João Poiares, Carolina Santos e Daniela Rosa

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Na fase de preparação, as professoras envolvidas nos projetos Eco trilhos e StudentWell-Be reuniram com os estudantes do Conselho Eco Escola. O estímulo foi o tema da água, o bem-estar e a cidade de Lisboa, emergindo o rio Tejo.
A Eco-Escola ESEL, em parceria com o projeto StudentWell-Be e em alinhamento com os seus objetivos — promover o bem-estar biopsicossocial dos estudantes, valorizando o contacto com ambientes verdes como recurso promotor de saúde mental e de desenvolvimento educativo —, articula-se igualmente o compromisso com a educação ambiental e com a melhoria contínua da gestão ambiental da instituição.
Com a colaboração da Junta de Freguesia do Parque das Nações, e considerando a proximidade de um dos polos da ESEL, foi destacada a importância da zona ribeirinha do Parque das Nações, em particular do sapal do Tejo, reconhecido pelo seu valor ecológico e pelo seu papel essencial na proteção da biodiversidade.
Neste contexto, a realização do Ecotrilho concretizou-se numa caminhada naquela área, promovendo o contacto direto com a natureza e a valorização do património natural, cultural e monumental da zona, como forma de potenciar o bem-estar físico, psicológico, social e espiritual. Esta atividade integrou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 3 (Saúde de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 15 (Proteger a Vida Terrestre).
Mais do que um simples passeio ao ar livre, esta iniciativa combinou lazer, convívio, atividade física e consciência ecológica, promovendo o conhecimento e a valorização do património natural, cultural e monumental em contexto local.
Houve adesão dos estudantes da Eco-escola à realização do trilho com pesquisa sobre as estações do trilho e percurso prévio pelas estações.Também aderiram outros estudantes e da comunidade que participaram na atividade que também foi divulgada pela Junta de freguesia
Elaboração dos objetivos do trilho da água
Promover a prática de atividade física em contato com a natureza.
Caraterizar a biodiversidade deste espaço de lazer e recreação
Proporcionar um momento de convívio num espaço recreativo da freguesia da do Parque das Nações, junto à foz do Rio Tejo.
Participar no circuito do Ecotrilho Eco-Escola ESEL do Parque Tejo, passando pelo Jardim dos Heróis do mar, caminho do Sapal, caminho dos melros e retornando pelo caminho dos estorninhos, para a ESEL ( polo Artur Ravara).
Cumprimos as 4 etapas do Design Thinking:
Etapa 1- Feel- estudantes desenharam numa folha A3 pontos de interesse cultural, social e ambiental a partir do Parque das Nações (Pólo Artur Ravara). Pesquisa no google maps dos locais e respetivo trajeto do trilho.
Três professoras e uma estudante percorreram a pé o trilho para identificação no terreno das 8 estações. Articulação com a representante da Junta de Freguesia Parque das Nações para compilação do flyer e integração do logotipo
Etapa 2- Imagine- O grupo reuniu e feita pesquisa documental e fotográfica das estações e seleção da mesma para constar no flyer a produzir.
Etapa 3- Create - seleção do material recolhido para no flyer a produzir. Colaboração com o Gabinete de Comunicação e Imagem para o design. Elaboração da narrativa oral de um dos elementos do grupo para cada estação. Elaboração do link de identificação do trilho
etapa 4: Share- O trilho georeferenciado cumpriu os requisitos.
Realização e divulgação do flyer nos canais da ESEL, no placard da Eco escola e pelos canais da Junta de Freguesia
Elementos diferenciadores:
1-Folheto A4, promocional do trilho, em formato digital
- Divulgação do flyer para toda a comunidade ESEL pelos canais da ESEL (email, redes sociais, Newslletter ESEL nº 51 (Abril) e envio para a pessoa de referência da Junta de Freguesia Parque das Nações
- Colocação do cartaz de divulgação no placard da Eco Escola;
2-Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: