Redbridge International School - Campo de Ourique (Lisboa)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
ECO SCHOOLS - ECO TRILHO - Redbridge International School
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
2,84 KM
Duração aproximada:
58 min
N.º de postos/estações/paragens:
4
Tema do Trilho:
Parque florestal urbano
Temas das Estações:
1. Mitigação da poluição
2. Fauna
3. Geodiversidade
4. Património ambiental, social e cultural
Fichas de Estações:
Autores:
Alunos do CM1 (equivalente ao 4º ano) com a Professora Sabine Pierrel (Forest school)
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
No âmbito do concurso Eco-Escolas, os alunos do 4.º ano (CM1) participaram na criação de um percurso ambiental designado «Eco Trilho». Este projeto contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências transversais (cooperação, espírito crítico, comunicação) e fortalece o compromisso dos alunos enquanto cidadãos responsáveis e conscientes.
A escolha deste percurso resultou de uma observação atenta e das perguntas espontâneas feitas pelos próprios alunos ao longo das nossas sessões de Forest School no Parque Florestal de Monsanto. Muitas questões surgiram da parte dos alunos: «Porque é que há grafitis nas paredes?» «O que são estas casas abandonadas?», «Podemos comprar o mel das abelhas de Monsanto?», «Para que serve este moinho?».
Este trilho atravessa zonas com interesse ecológico, patrimonial e social. É um itinerário que convida à observação, à pesquisa e à reflexão. Permite explorar, por exemplo:
A biodiversidade urbana e natural;
O património local (moinhos);
As dinâmicas sociais e urbanas (decadência, recuperação, sinais de abandono ou transformação);
A cidadania e a apropriação do espaço público (por exemplo, através dos grafittis).
Do ponto de vista pedagógico, o percurso valoriza a aprendizagem ativa e contextualizada. Oferece uma oportunidade de trabalhar competências essenciais como a observação crítica, a investigação, a expressão oral e escrita, e o trabalho colaborativo. Além disso, permite uma articulação com vários domínios curriculares, como Ciências Naturais, Estudo do Meio, História, Geografia e Cidadania.