Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (Alcobaça)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_AESMPORTO
Tipo de trilho: 1
Extensão do percurso aproximada:
5 km
Duração aproximada:
1
N.º de postos/estações/paragens:
6
Tema do Trilho:
DAC entre todas as disciplinas do 7º ano do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto
Temas das Estações:
1 - PORTUGUÊS, FRANCÊS, INGLÊS E ESPANHOL
2 - EDUCAÇÃO VISUAL, TIC E CEA
3 - GEOGRAFIA E HISTÓRIA
4 - CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA
5 - CIÊNCIAS NATURAIS, FÍSICO-QUÍMICA E MATEMÁTICA
6 - FINAL E LANCHE PARTILHADO
Fichas de Estações:
Autores:
Equipa Educativa do 7º ano
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação no projeto “Eco Trilhos” surgiu da vontade de proporcionar aos alunos uma experiência educativa significativa fora da sala de aula, aliando o contacto com a natureza a uma abordagem interdisciplinar e prática dos conteúdos curriculares. Pretendia-se também reforçar a consciência ambiental e o espírito de cidadania ativa nos alunos, através de uma atividade que promovesse o respeito pelo meio envolvente e a colaboração entre pares.
O projeto envolveu alunos do 7.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, das turmas A, B, C, D e E. As disciplinas envolvidas foram:
Português, Francês, Inglês e Espanhol
Educação Visual, TIC e CEA – Laboratório Multimédia
Geografia e História
Cidadania e Desenvolvimento e Educação Física
Ciências Naturais, Físico-Química e Matemática
O nível de envolvimento dos alunos foi elevado, quer na fase de preparação, quer na realização das diversas atividades ao longo do percurso. Trabalharam em equipas mistas de quatro elementos, enfrentando desafios organizados por postos temáticos, onde aplicaram os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas e desenvolveram competências como o espírito crítico, a comunicação, a criatividade e o trabalho colaborativo.
O local escolhido para a realização do percurso foi a baía de São Martinho do Porto, pela sua relevância geológica, ambiental e cultural. A forma única da baía, as dunas, o rio de Salir do Porto e os ecossistemas costeiros circundantes proporcionaram um contexto riquíssimo para a observação, análise e realização de tarefas pedagógicas. A escolha do local também se justifica pela proximidade à escola, o que facilitou a logística e permitiu uma exploração mais aprofundada da realidade local.
O percurso revelou-se de grande pertinência e interesse, não só pela diversidade dos temas abordados (relevo litoral, sedimentação, microplásticos, biodiversidade, línguas estrangeiras, expressão artística e cidadania), mas também pela forma lúdica e envolvente como os conteúdos foram aplicados. Esta abordagem permitiu promover aprendizagens significativas, aumentar a motivação dos alunos e sensibilizá-los para a preservação do património natural e cultural local.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: