Eco-Trilhos Eco-Escolas | Trabalhos 2024-25

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Caminhada Entre Passos e Tradições

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,7 km

Duração aproximada:
50 minutos

N.º de postos/estações/paragens:
4

Tema do Trilho:
Geodiversidade e Tradições

Temas das Estações:
estação “História”
estação “Natureza”
estação “Biodiversidade”
Estação “Tradição”

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 1º CEB da Escola Pátio da Inês

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
Esta atividade foi desenvolvida no dia 26 de maio de 2025, Dia da Espiga, com a participação de vários membros da comunidade educativa, nomeadamente, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, professores e auxiliares de educação. Com esta atividade procurou-se comemorar a tradição da nossa cidade, o Dia da Espiga e apelar à sensibilidade da comunidade educativa para a preservação da natureza e das nossas tradições.
Foi criado um flyer informativo sobre a caminhada, o qual foi partilhado na plataforma ChildDiary.
Neste projeto, o professor de Educação física ficou responsável por criar o percurso e as respetivas estações com os alunos do 1.º CEB. Com os alunos do 4.º ano, utilizando o Google Maps, foi escolhido e delineado o trilho a realizar.
Foi criada a estação “História”, pelos alunos da Sala do 3º ano que pesquisaram a história do Pinhal de Leiria e do Comboio de Lata e fizeram uma pequena explicação aos colegas sobre história do comboio a vapor e sua importância para a região.
No que diz respeito aos alunos do 1.º ano, estes ficaram encarregues da estação “Natureza”, na qual lançaram o desafio aos restantes colegas de construir algo, apenas com objetos encontrados na natureza, dando espaço à criatividade nas suas construções.
A estação “Biodiversidade” foi da responsabilidade dos alunos do 2.º ano onde foi lançado o desafio de identificação das espécies autóctones e invasoras da nossa região, ao longo do trilho.
Por último a Estação “Tradição” onde fizemos a paragem para os alunos puderam desfrutar da natureza, descansando as suas pernas e desfrutando do Piquenique na Natureza, comemorando o Dia da Espiga, dia com muita tradição na nossa cidade, onde as famílias se reúnem pelo Pinhal de Leiria, realizando o habitual piquenique, com a realização de jogos tradicionais.
O percurso do trilho foi planeado num pinhal nas imediações da nossa escola para facilitar a deslocação e agilizar com os recursos humanos disponíveis.
Com o planeamento, execução e avaliação do trilho foi possível constatar que uma saída de campo pode proporcionar momento ricos de aprendizagens, tornando-se numa forma participativa e ativa das aprendizagens e do ensino. Foi possível envolver muitas áreas do currículo, como o Português, o Estudo do Meio, a Matemática, a Educação para a Cidadania, Educação Física, Educação Artística e Educação para a Sustentabilidade, promovendo um momento interdisciplinar ou até mesmo transdisciplinar.
Todos os alunos se envolveram ativamente e e de forma participativa, quer seja no delinear no trilho, na construção das estações ou ainda na participação das atividades em cada estação.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: