Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Fotografias do trabalho realizado:
Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:
Memória descritiva:
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal é um espaço onde pulsa uma profunda consciência ecológica. Aqui, alunos, professores e toda a comunidade educativa reconhecem que a natureza é um legado inestimável e, por isso, abraçam o compromisso de a respeitar e cuidar com paixão e dedicação.
Neste contexto, surgiu uma atividade transformadora, fruto do empenho e criatividade dos alunos da turma A (Salas 2/3), constituída por jovens com multideficiência e atraso global do desenvolvimento, acompanhados por dificuldades de aprendizagem, com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos (idade cronológica). Este trabalho teve como missão primordial responder ao Desafio Geração Verdão (Atividade 1 – Brigada Verdão) da ABAAE, em colaboração com a Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens.
O desafio foi apresentado de forma descontraída, durante a separação diária de resíduos, numa ação pedagógica que envolveu toda a turma. Dali em diante, os alunos aprofundaram os seus conhecimentos através da consulta da página oficial do Programa Eco-Escolas, desenvolvendo assim as suas competências de investigação.
Com entusiasmo e espírito colaborativo, os alunos reuniram-se em “mesa-redonda” para um momento de brainstorming, onde, sob orientação dos professores, definiram a estratégia de implementação da Brigada Verdão. O plano de ação incluiu as seguintes etapas:
- Separação diária dos resíduos: Todas as salas da escola, num total de cinco turmas, passaram a separar os resíduos produzidos, utilizando sacos amarelos para embalagens e sacos azuis para papel.
- Armazenamento centralizado: Ao final de cada dia, os alunos colocavam os sacos de 100 litros em locais designados – sacos amarelos no exterior, junto à horta, e sacos azuis num corredor interno da escola.
- Transferência para a garagem: Os alunos da Brigada Verdão (Salas 2/3) assumiram a responsabilidade de transportar os sacos para uma garagem, onde os resíduos foram recolhidos pelo Programa Eco-Valor, uma iniciativa que promove boas práticas ambientais nas escolas a nível nacional.
- Monitorização rigorosa: Cada transferência foi registada numa grelha de monitorização, utilizando autocolantes com símbolos que identificavam os diferentes tipos de resíduos.
- Comunicação dos resultados: A equipa criou um cartaz informativo, que incluiu a grelha de monitorização, uma tabela com os dados recolhidos ao longo dos meses e um gráfico ilustrativo da quantidade de resíduos recolhidos durante o ano letivo.
Este trabalho foi uma verdadeira celebração da inclusão e do trabalho colaborativo. Cada aluno, dentro das suas capacidades e com o apoio dos adultos, teve um papel ativo, vivendo plenamente a experiência de construir algo com impacto real na comunidade escolar.
Os frutos desta atividade foram muitos e inspiradores: incentivou-se a recolha seletiva nas salas de aula, contribuiu-se para aumentar a separação para reciclagem e trabalhou-se, de forma prática e motivadora, os conceitos de Economia Circular.
Todo o processo foi, também, amplamente partilhado nas redes sociais da escola, permitindo que a comunidade conhecesse e se envolvesse neste projeto exemplar, um verdadeiro testemunho de como a educação pode ser um motor de mudança e um caminho para a construção de um futuro mais sustentável.