Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)
Fotografias do trabalho realizado:
Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:
Memória descritiva:
Foi proposto aos 11 alunos da turma I2, 2.º ano (11.º), do Curso Profissional de Técnico da Qualidade, no âmbito das disciplinas de Gestão da Qualidade e Controlo de Qualidade, UFCD 0117 (Objetivo: Desenvolver a colaboração na implementação de sistemas de gestão da qualidade) e da UFCD 5159 (Objetivo: Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas da qualidade), a definição e realização das seguintes ações:
- Contagem mensal das garrafas PET recolhidas nas duas “Eco Garrafas Búzio” (recipientes construídos no ano letivo anterior pelos alunos do 3.º H1, do curso profissional de Técnico de Fabrico de Componentes de Construção Metálicas) e a sua deposição no ecoponto amarelo localizado no exterior da escola;
- Verificação da correta separação dos resíduos colocados nos espaços mais frequentados (bufete/refeitório, entrada principal, corredor da Biblioteca e corredor dos serviços administrativos);
- Realizar uma campanha de sensibilização para a correta separação dos resíduos na escola.
Os alunos organizaram-se em grupos de 2 ou 3 elementos, promovendo o trabalho colaborativo e a partilha de responsabilidades. Foi elaborada uma grelha de registo mensal para a observação direta da correta deposição dos diferentes resíduos nos ecopontos identificados, bem como para a contabilização do número de garrafas PET separadas nas Eco Garrafas Búzio.
Paralelamente, os alunos realizaram o registo fotográfico das ações desenvolvidas, tanto para documentar as boas práticas quanto para divulgar os resultados. Esse material foi posteriormente utilizado na campanha de sensibilização.
A campanha incluiu a divulgação dos resultados e das boas práticas nas redes sociais da escola, bem como a afixação de cartazes informativos em vários pontos do edifício escolar.
Embora ainda não se verifique uma separação totalmente correta dos resíduos, foi possível observar uma evolução positiva ao longo do ano letivo, com maior envolvimento da comunidade escolar.
Relativamente às garrafas PET, foi possível separar 24% do total das garrafas vendidas na escola, o que representa um progresso.
Apesar de este resultado ser encorajador, os alunos reconhecem que ainda há um longo caminho a percorrer. Este projeto reforçou a importância da persistência, do trabalho em equipa e do compromisso com a melhoria contínua — valores fundamentais da Gestão da Qualidade.
A esperança e o objetivo mantêm-se firmes: atingir um dia os 100% de separação correta das garrafas PET e promover uma cultura sustentável em toda a escola.