Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Fotografias do trabalho realizado:
Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:
Memória descritiva:
1 - AUTORES
Este trabalho foi realizado por 35 alunos pertencentes às turmas do 3ºA e 3ºB de EB nº1 de Arganil.
2 – COMO FOI REALIZADO
O trabalho iniciou com a apresentação à turma do projeto e seus objetivos, dando a conhecer que este desafio é concretizado com o apoio do «NOVO VERDE».
Fomos, em primeiro lugar conhecer o NOVO VERDE e visualizado o vídeo «GERAÇÃO VERDÃO» de modo a sensibilizar todos os alunos a praticarem a política dos 3 R’s e conhecerem o processo de recolha e transformação dos resíduos.
A primeira etapa foi estabelecermos os novos objetivos:
• Conhecer o projeto «Geração Verdão»
• Definir estratégias de atuação
• Divulgar o desafio a toda a escola
• Monitorizar os resíduos
• Divulgar os resultados no final de cada mês
Uma vez por semana, à quarta feira, monitorizámos os ecopontos das salas de aula e de outros espaços comuns da escola como a sala de professores, biblioteca, entrada da escola e outros e procedemos ao registo numa tabela.
No final de cada mês, ou juntando dois meses, elaborámos um cartaz numa cartolina onde, para além da divulgação dos resultados em gráfico de barras, também escrevemos frases alusivas à reciclagem:
• Novembro/dezembro: Para a água poupar a torneira não deve pingar;
• Janeiro/fevereiro: Para se poder reutilizar os REEE´s deves usar;
• Março/Maio: A casa não deve estar fria mas deves poupar energia ;
Estes cartazes mensais foram afixados numa parede da escola, local visível para todos os alunos e comunidade escolar, na entrada exterior e os resultados eram analisados por cada turma pois eram enviados pela Brigada a todos os professores por mail, evitando, assim, cópias e desperdício de papel.
Com isto, procurámos levar a informação a todas as turmas de modo a que compreendessem o nosso trabalho e, também eles, procedessem de modo correto na colocação diária dos resíduos.
Numa terceira etapa, procurámos que todos os professores abordassem os materiais disponíveis no sítio da «Geração Verdão» - os vídeos disponibilizados e os materiais didáticos, o que viria a acontecer mesmo com os mais novos do Jardim de infância.
Muito bons os materiais pedagógicos interativos disponibilizados pela plataforma Geração Verdão e os nossos colegas aprenderam muito sobre como preservar o nosso meio ambiente.
3 – ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Foi decidido que a equipa da monitorização seria constituída por todos os alunos das duas turmas, alternadamente. Iriam monitorizar os Ecopontos de todas as salas de aula, da sala dos professores, da biblioteca e dos espaços comuns, nomeadamente recreios.
A equipa, de dois alunos por semana, estava identificada com colete e crachás da Brigada Verdão, para facilmente serem reconhecidos na escola. Esta Brigada também monitorizou as lâmpadas, equipamentos elétricos e eletrónicos em todos os espaços da escola, verificando se estavam ligados desnecessariamente. As monitorizações foram feitas uma vez por semana, sempre que possível à quinta feira e todos os meses conforme registado nas grelhas em anexo.
A equipa entrava na sala de aula e fazia a sua monitorização dos resíduos, se estavam devidamente colocados nos Ecopontos e, quando não estavam, faziam a sensibilização aos professores e a todos os alunos para as situações incorretas detetadas.
Para cada mês foi elaborado um cartaz, na sala de aula, com os resultados das monitorizações em tabela e em gráfico de barras e estes eram afixados para serem divulgados. Estes cartazes contemplavam ilustrações e frases a apelar à proteção do ambiente e à mudança de atitudes dos alunos.
Verificou-se que inicialmente não havia muito cuidado na colocação dos resíduos, por isso os alunos anotavam as salas onde ocorriam falhas, davam a conhecer aos alunos e ao professor e era dado, imediatamente, um esclarecimento para a mesma turma de modo a não repetirem o mesmo erro.
Os dados das monitorizações eram tratados na disciplina de matemática e construídos, de seguida, os gráficos e as tabelas. Inicialmente foram feitos à mão e posteriormente na aula de TIC, construídos coletivamente em suporte informático.
Após a sua análise verificou-se que houve uma forte evolução e cuidado na colocação dos lixos, sobretudo nas salas de aula que apresentaram resultados pouco satisfatórios no mês de novembro.
Este projeto também teve impacto na separação de lixos em casa, pois foram feitas auditorias ambientais no início do ano e no início do 3º período, com resultados diferentes para melhor e, agora, são os alunos que levam a informação oral ou escrita (folhetos e desdobráveis) para o meio familiar.
Os alunos relatam que sensibilizam os pais para a separação dos resíduos domésticos e que os pais têm aderido com satisfação, incluindo a reciclagem de pilhas e óleos alimentares usados.
No culminar deste trabalho foi elaborado o cartaz resumo de todos os dados recolhidos, durante a implementação do desafio, de dezembro a maio, e com a seleção de ilustrações dos alunos.
Considerámos o projeto muito pertinente ao nível pedagógico, quer pelos trabalhos elaborados, como pela responsabilização dos alunos para os problemas ambientais, nomeadamente para a importância da separação e encaminhamento adequado dos resíduos.
Quanto aos restantes alunos da escola, participaram no aproveitamento dos materiais didáticos disponibilizados no sítio da «Geração Verdão».