Centro de Educação Integral (São João da Madeira)
Fotografias do trabalho realizado:
Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:
Memória descritiva:
Ano de Escolaridade: 7.º ano
Disciplina: Físico-Química
Tópico Curricular: Classificação de Materiais
Atividade Interdisciplinar: Educação Ambiental e Sustentabilidade
Objetivos da Atividade
Compreender a classificação dos materiais com base nas suas propriedades físicas e químicas.
Relacionar os diferentes tipos de materiais com o seu destino adequado na reciclagem.
Desenvolver consciência ambiental e hábitos sustentáveis.
Estimular a comunicação visual e a criatividade através da produção de sinalética.
Promover o trabalho colaborativo.
Enquadramento Curricular
Durante o estudo da classificação de materiais, os alunos exploraram conceitos como: Materiais metálicos, plásticos, papel, vidro e orgânicos; Aplicações práticas da separação e tratamento dos materiais no contexto da reciclagem.
Descrição do Trabalho Realizado
Os alunos criaram cartazes e sinalética educativa para os ecopontos da escola com recurso ao computador, com mensagens e ilustrações que promovem a separação correta dos resíduos. O trabalho consistiu em: Identificação de materiais recicláveis e não recicláveis com base nas suas propriedades; Criação de frases de sensibilização ambiental, como: “Faz a reciclagem certa para ajudares o planeta!”, “Ajuda o planeta! Para de poluir!”, “Aqui só podes meter papel!”, “Aqui é só lixo orgânico!”, “Aqui é só plástico!”, Utilização de cores e símbolos associadas aos ecopontos (ex: azul para papel, amarelo para plástico, castanho para orgânico). Aplicação dos cartazes junto dos contentores apropriados no espaço escolar.
A atividade foi realizada em pequenos grupos, promovendo a investigação sobre os materiais mais comuns e suas propriedades, discussão em sala de aula sobre o destino e reutilização dos materiais, design criativo das mensagens e ilustrações, apresentação oral dos trabalhos às restantes turmas e colocação nos locais apropriados da escola.
Resultados Esperado: Sensibilização da comunidade escolar para a importância da reciclagem e preservação ambiental.
A monitorização dos resultados do efeito desta campanha foi feita pela Brigada verdão que visitou as salas e os diferentes locais dos ecopontos da escola e registou o que observou quanto à utilização correta dos Ecopontos.
No conselho Eco-Escolas concluímos que os Eco-Pontos são utilizados de forma incorreta, não sendo possível apresentar dados sobre o peso de cada resíduo pois em todos os Ecopontos estavam resíduos de outros caixotes misturados.
Esta Brigada continuará para o próximo ano letivo. Essa foi a grande conclusão. Acrescentando ainda que será necessário mais do que sinaléticas corretas e monitorização com grelhas. Temos como plano realizar várias campanhas em formato de jogo (como o criado no Recreios com Vida), debates, palestras, podcast na rádio na escola e várias formas de insistir na correta separação do lixo. A Câmara Municipal disponibilizou-se a fornecer contentores com tampa presa para que obrigue o utilizador a olhar ara a tampa antes e colocar o lixo dentro, já que todos os nossos caixotes estavam sem tampa.