Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)
Fotografias do trabalho realizado:
Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:
Memória descritiva:
Memória Descritiva
Este projeto foi realizado pela nossa turma, a MB3B, com a ajuda da professora. Desde o início, o nosso objetivo foi perceber como estava a ser feita a separação do lixo na escola e encontrar formas de melhorar esta prática.
Como tudo começou:
Começámos por preparar grelhas de registo para monitorizar, semana a semana, o que se passava nas diferentes salas. Depois, organizámo-nos em quatro brigadas e, em conjunto, fomos a todas as salas verificar se havia contentores e se o lixo estava bem separado. Cada brigada tinha 2 salas destinadas.
O que fizemos com a informação:
No fim de maio, e com os dados recolhidos, organizámos tudo numa tabela. A seguir, com a ajuda da professora, usámos o Canva para construir gráficos que mostram o que observámos. Esses gráficos foram depois impressos e fazem parte do cartaz que montámos.
A parte criativa:
Cada um contribuiu com desenhos sobre a separação do lixo, e também criámos uma frase-slogan para o nosso cartaz. Foi uma atividade divertida e ao mesmo tempo muito importante, porque nos fez pensar no papel que cada um tem na preservação do ambiente.
O que aprendemos e o que queremos fazer a seguir:
Quando apresentámos o nosso trabalho e analisámos os resultados, percebemos que, apesar de ainda haver algumas turmas a não separar bem o lixo, houve melhorias ao longo do tempo. Isso motivou-nos a ir mais longe: tivemos a ideia de visitar os colegas das outras salas para lhes falar sobre a importância da separação do lixo e dar sugestões de como o podem fazer melhor.
Este projeto envolveu toda a turma, e podemos dizer que crescemos enquanto grupo e cidadãos conscientes. Aprendemos muito e sentimos que fizemos mesmo a diferença na nossa escola.