Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues (Cascais)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
O projeto "Geração Verdão" surge da necessidade de sensibilizar para a importância da sustentabilidade ambiental e da correta gestão de resíduos, reconhecendo o papel importante desenvolvido nas escolas para a formação de cidadãos conscientes. Esta iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de promover práticas de reciclagem eficazes, envolvendo ativamente crianças do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
Autores e Desenvolvimento
A iniciativa "Geração Verdão" foi idealizada pelos alunos nas suas Assembleias de Turma e implementada em Assembleia de Escola, com o apoio e colaboração de toda a comunidade educativa, bem como da Junta de freguesia. A conceção do projeto baseou-se na premissa de que a aprendizagem ativa e experiencial é a forma mais eficaz de incutir hábitos e valores perduráveis nas crianças. Assim, procurou-se criar uma atividade lúdica e pedagógica que transformasse a separação de resíduos numa rotina semanal e num compromisso partilhado.
Organização e Realização da Atividade
A implementação do projeto "Geração Verdão" foi estruturada em várias fases para garantir a sua eficácia e o pleno envolvimento dos alunos:
1. Apresentação e Sensibilização em Assembleia de Turmas: Numa primeira fase, foi realizada uma sessão interativa com todas as crianças envolvidas, onde, através de histórias e vídeos curtos, foram abordados os conceitos básicos da reciclagem, a importância de cada ecoponto e o impacto dos resíduos no ambiente.
2. Abordagem do tema em Assembleia de Turmas: Os alunos discutiram o tema, abordaram situações que ocorrem na escola (sala e recreio), tiraram conclusões e pensaram em soluções. Formalizou-se o pedido para a Junta de Freguesia de ecopontos e contentores para a escola e salas de aula.
3. A formação da "Geração Verdão", em Assembleia de Escola: Procedeu-se à seleção e "formação" das brigadas "Geração Verdão" em cada sala. As crianças, de forma voluntária e rotativa, assumiram o papel de monitores dos resíduos. Esta responsabilidade partilhada promoveu o sentido de dever cívico e a colaboração entre pares. Foram explicadas as suas tarefas diárias: verificar se os resíduos estavam a ser corretamente separados e depositados nos ecopontos da sala (plástico/metal, papel/cartão, vidro).
4. Monitorização Semanal: A atividade central da "Geração Verdão" consistiu na monitorização diária dos ecopontos da sala. semanalmente, os elementos da brigada, sob a supervisão do educador/professor, preenchiam uma Grelha de Monitorização (anexa), registando a conformidade da separação dos resíduos. Erros eram assinalados e serviam de mote para uma rápida explicação e correção em conjunto.
5. Feedback e Celebração: O registo na grelha permite acompanhar a evolução das salas e fornecer um feedback construtivo. A ideia é que partilhar os resultados de cada turma. Esta abordagem incentiva a competição saudável e o esforço conjunto para atingir melhores resultados na separação de resíduos.
O projeto "Geração Verdão" demonstrou que é possível, através de metodologias inovadoras e envolventes, educar as crianças para a sustentabilidade. A iniciativa não só contribui para uma melhor gestão de resíduos nas salas de aula, como também fomenta o desenvolvimento de competências importantes como a responsabilidade, a colaboração e a consciência ambiental nas futuras gerações. Pretende-se dar continuidade a este projeto, expandindo-o e adaptando-o para que cada vez mais crianças se tornem parte ativa na construção de um futuro mais sustentável.