Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 1 – Brigada Verdão

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Fotografias do trabalho realizado:

Grelha de monitorização dos resíduos com os resultados:

Memória descritiva:
Esta proposta de atividade foi desenvolvida com os alunos do 1.º CEB e iniciou-se no início do ano civil em janeiro.
Reuniram-se todas as crianças, num momento Eco-Escolas para o lançamento das brigadas. Foi explicado que esta brigada estaria aliada à brigada dos espaços interiores comuns, como as salas de aulas, corredores e casas de banho. Deste modo, os alunos da brigada dos espaços interiores comuns estariam também encarregues da brigada verdão, supervisionando os caixotes de uma forma mais pormenorizada. Optou-se por fazer a monitorização dos caixotes de forma quinzenal de forma a termos um maior controlo e resultados mais positivos.
A monitorização dos caixotes ocorreu entre o mês de janeiro e o mês de maio, onde os responsáveis foram de forma alternada alunos do 4.º ano de escolaridade. Nos corredores e salas de aula apenas existem três tipos de caixotes: amarelo (plástico/embalagens); o azul (papel/cartão); o preto (indiferenciado). O caixote verde (vidro) não é utilizado, uma vez que não se usam materiais de vidro naqueles espaços.
Neste sentido, foi criada uma ficha de monitorização dos caixotes, com três critérios, definidos pelas crianças do 4.º ano: correta separação, separação parcial e incorreta separação. A correta separação consiste na colocação de todos os materiais/objetos no respetivo caixote, a separação parcial consiste na colocação da maior parte dos materiais/objetos no respetivo caixote, tendo colocado 4 a 5 elementos de forma errada e a incorreta separação consiste na colocação de mais do que 5 materiais/objetos no caixote errado.
Na tabela de monitorização foi também criado um sistema de código para ajudar as crianças com mais dificuldade na leitura. Associou-se cada caixote à cor correspondente de reciclagem: papel (azul); plástico (amarelo) e preto/cinzento (indiferenciado). Também foi implementado um sistema de cores para os critérios, correta separação (verde), separação parcial (amarelo) e incorreta separação (vermelho).