Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)
Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo
Três fotografias, uma para cada Ecoponto:
Memória descritiva:
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 4ºB da Escola Básica do Rossio de S. Brás, localizada em Évora. A turma é constituída por 20 alunos, doze rapazes e oito raparigas com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos. Orientaram o trabalho, a docente titular de turma Ana Maria Cardoso com a coadjuvante de Artes Visuais, a docente Dulce Direitinho. A proposta “Ilustração de EcoBag” foi apresentada à turma que aderiu de forma muito positiva e com o entusiasmo que os caracteriza.
Começamos por dividir a turma em três grupos. Os alunos foram sensibilizados para a importância da reciclagem, gestão de recursos e sustentabilidade, através da visualização de pequenos vídeos, imagens e através do diálogo, o que viabilizou a partilha e interajuda entre os membros do grupo.
Pesquisaram o tipo de resíduos que deve ser colocado em cada ecoponto e posteriormente desenharam e pintaram utilizando lápis de grafite, lápis de cor e canetas de feltro de diversas espessuras. O apoio e a supervisão das docentes foram fundamentais. Estas, incentivaram a separação seletiva de embalagens e prestaram esclarecimentos acerca do respetivo encaminhamento destes resíduos.
Depois começaram os recortes… Na aula seguinte, procedeu-se à seleção das imagens, desenhos, tipo de letra, … criaram mensagens que apelam à deposição seletiva de resíduos a incluir na ilustração. Começamos a distribuir todos os elementos pelas folhas de papel de desenho (cavalinho, formato A3) que serviram como suporte às ilustrações fazendo diversas experiências antes da montagem e colagem.
Os materiais e instrumentos de trabalho utilizados foram os seguintes: lápis de grafite; borracha; lápis de cor; canetas de feltro; tesoura; papel de desenho A3; cartolinas amarela, verde e azul; cola batom e cola líquida; computador; Internet; projetor.
Fomos sempre fotografando as etapas do trabalho até à sua conclusão.
Gostámos muito do resultado. As ilustrações são visualmente apelativas e de fácil identificação.
Ao envolver os alunos na criação das imagens para ecopontos, conseguimos reforçar o seu sentido de responsabilidade e incentivar um comportamento mais consciente e responsável.