Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)
Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo
Três fotografias, uma para cada Ecoponto:
Memória descritiva:
Este trabalho/projeto foi realizado por todas as crianças do Jardim de Infância do Sobreiro Curvo, no âmbito da educação ambiental, valorizando a importância da separação seletiva de resíduos.
A preparação e concretização do projeto contou com a orientação e acompanhamento das educadoras responsáveis, guiando as crianças ao longo da atividade permitindo que as mesmas tomassem decisões de forma autónoma e participativa. Desde o início, incentivou-se o envolvimento ativo de todos os alunos, promovendo a partilha de ideias, o trabalho cooperativo e o respeito pelas opiniões dos outros.
Tudo começou com um jogo sobre a reciclagem, seguindo-se uma conversa em grande grupo. As crianças falaram sobre os três ecopontos (azul, verde e amarelo) e decidiram em conjunto qual gostariam de representar. Depois de ouvirem várias ideias e opiniões, escolheram o ecoponto verde.
Juntos, pensaram no que queriam fazer: como seria o desenho/ilustração, que materiais iam usar e como mostrar o que se pode ou não colocar neste ecoponto. Falaram também sobre que técnicas de expressão plástica a usar, como recorte e colagem. A escolha dos materiais recaiu, sempre que possível, sobre materiais reutilizáveis, reforçando assim a mensagem ecológica subjacente à atividade.
O grupo votou democraticamente para decidir quantas crianças participariam em cada fase da execução prática e quais seriam essas crianças. Esta decisão promoveu o sentido de justiça, inclusão e responsabilidade. Algumas crianças ficaram encarregues de desenhar e recortar o ecoponto verde e outras de recortar os diferentes resíduos; outras dedicaram-se à colagem dos resíduos apropriados para esse contentor, e um terceiro grupo recortou e criou os símbolos de "proibido", assinalando a vermelho os resíduos que não devem ser depositados no vidrão.
No fim, todas as crianças participaram na composição da mensagem escolhida pelo grupo, colando individualmente uma letra da frase final, que apela à deposição seletiva e consciente dos resíduos: uma mensagem clara, educativa e visualmente apelativa.
O envolvimento das crianças foi notório em todas as fases do projeto. Demonstraram interesse, empenho, criatividade e um sentido de responsabilidade ambiental. Este trabalho, além de fomentar competências de cidadania e trabalho em grupo, constituiu uma oportunidade de aprendizagem sobre o ambiente, os resíduos e a importância da reciclagem, de uma forma lúdica e significativa.
Através desta atividade, promoveu-se também a autonomia, o pensamento crítico, a expressão artística e o respeito pelas regras do viver em sociedade, evidenciando a importância de ensinar desde cedo valores e práticas que contribuam para um planeta mais sustentável.