Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior
Três fotografias, uma para cada Ecoponto:
Memória descritiva:
No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais (docente Susana Almeida) e de Geografia (docente Odete Melo) do 8.º ano, integrado do Plano de Ação Eco Escolas, foi lançado aos alunos o desafio de criar um desenho apelativo para ser estampado num ecobag. O objetivo desta atividade foi sensibilizar para a importância da sustentabilidade, da proteção dos ecossistemas e da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, promovendo a criatividade e a ligação entre a ciência e a cidadania ambiental.
Na turma que desenvolveu este projeto na disciplina de Ciências Naturais, os alunos pesquisaram e debateram, em sala de aula, temas ligados aos conteúdos dessa disciplina, designadamente: o equilíbrio dinâmico dos ecossistemas, o impacte das ações humanas no ambiente, medidas de proteção da Natureza e resíduos.
No caso da turma que desenvolveu este projeto na disciplina de Geografia, os alunos estudaram a escassez dos recursos naturais e a importância do seu uso sustentável, no qual se enquadra a reciclagem que depende da separação dos resíduos.
Após a fase de enquadramento em ambas as disciplinas, cada aluno elaborou esboços sobre a correta separação dos resíduos nos ecopontos. Os desenhos foram realizados com recurso a materiais tradicionais (lápis de cor; marcadores) e os trabalhos finais foram apresentados à turma e aos professores da equipa Eco Escolas e submetidos a votação, para selecionar os que iriam ser submetidos a concurso. A aluna vencedora, Ana Mar Machado, realizou os três desenhos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, sob orientação da docente Susana Almeida.
A escolha das cores (verde, amarelo e azul) reflete as cores dos ecopontos que permitem a separação dos resíduos.
Este trabalho permitiu aos alunos consolidar conhecimentos científicos, desenvolver competências artísticas e assumir um papel ativo na promoção de comportamentos sustentáveis, alinhando-se com os objetivos do Programa Eco Escolas e dos currículos de Ciências Naturais e Geografia do 8.º ano.