Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)
Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior
Três fotografias, uma para cada Ecoponto:
Memória descritiva:
Memória Descritiva:
As três ilustrações apresentadas no âmbito do concurso “Ilustração de EcoBag” foram criadas pelo aluno Salvador Batista de Almeida, da turma M do 7.º ano de escolaridade, em resposta ao desafio proposto pela docente de Geografia e coordenadora do projeto Eco-Escolas na Escola Básica Professor Artur Nunes Vidal, Fermentelos. Cada desenho apresenta a dimensão equivalente a uma folha A3 (29,7 x 42cm) na orientação vertical.
Descrição do(s) trabalho(s)
Ecoponto Amarelo: A ilustração dedicada ao ecoponto Amarelo visa alertar e sensibilizar para a correta separação de embalagens de plástico e metal. A imagem apresenta-se centrada num contentor de cor amarela, símbolo universal para o depósito destes materiais. Esta peça gráfica, recorre a uma monocromia de amarelos aplicada com lápis de cor, delineada a caneta de feltro preta, criando um contraste visual intenso e de leitura imediata. Esta opção garante que o desenho possa assumir a função de logótipo ou imagem de marca, apta a ser utilizada em diversos suportes e formatos, preservando a sua força gráfica. No interior do contentor estão representados vários objetos recicláveis: garrafas de plástico, latas, pacotes e outros recipientes metálicos, de forma estilizada e agrupada, criando uma composição harmoniosa. No centro, o símbolo das três setas em círculo volta a ocupar lugar de destaque, lembrando a importância do ciclo contínuo de reaproveitamento que está na base da economia circular. A frase principal “RECICLE PLÁSTICO E METAL, PRESERVE O PLANETA” surge enquadrada por imagens dos resíduos permitidos, servindo de guia visual e educativo. Na base da ilustração, destaca-se ainda a mensagem “REDUZA. REUTILIZE. RECICLE.”, como um lembrete essencial e acessível a todos. Optou-se por uma inspiração na Pop Art, pelas suas linhas marcadas e composição vibrante, aproximando a imagem de uma estética jovem e apelativa, capaz de comunicar com eficácia junto da comunidade escolar.
A composição gráfica informa e sensibiliza sobre a correta deposição de embalagens de plástico e metal no Ecoponto Amarelo, promovendo a economia circular e a prática da reciclagem seletiva.
Ecoponto Azul: A ilustração dedicada ao Ecoponto Azul procura reforçar a importância da separação correta de papel e cartão. No centro da imagem destaca-se um contentor azul aberto, repleto de resíduos recicláveis como jornais, revistas, envelopes e embalagens de cartão. O azul, trabalhado em vários tons com lápis de cor e delineado com caneta de feltro preta, dá vida a um contraste expressivo e apelativo, capaz de capturar a atenção e comunicar com clareza. À volta do contentor surgem símbolos gráficos que intensificam a mensagem: as três setas do ciclo da reciclagem, um globo terrestre e ícones alusivos ao papel. No topo da pilha de resíduos sobressai um jornal com a inscrição “POUPE PAPEL”, um apelo direto à redução do consumo e ao uso consciente dos recursos naturais. A frase “RECICLE PAPEL, PRESERVE O PLANETA”, posicionada na base da ilustração, funciona como um convite à ação. A composição foi inspirada na linguagem visual da Pop Art, com traços definidos, cores fortes e organização harmoniosa, aproximando-se de uma estética jovem, moderna e educativa.
Este trabalho procura sensibilizar para a separação seletiva de resíduos, incentivando não só a reciclagem, mas também a redução e a reutilização — valores essenciais para a construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.
Ecoponto Verde: A ilustração é dedicada à sensibilização para a separação correta de resíduos de vidro no Ecoponto Verde. A composição é dominada pelo verde, cor que simboliza a natureza, a renovação e a esperança. A monocromia foi conseguida com lápis de cor e contornos a caneta de feltro preta, criando um contraste expressivo e eficaz, mesmo em suportes digitais ou aplicações de pequena escala. Esta escolha gráfica garante clareza e impacto, transformando a ilustração num possível emblema visual da mensagem ecológica.
No centro da imagem encontra-se uma EcoBag repleta de garrafas e frascos de vidro, representação clara dos resíduos que pertencem ao Ecoponto Verde. Integrado na composição está o símbolo universal da reciclagem — as três setas em movimento circular — evocando o ciclo eterno de reaproveitamento e o princípio da economia circular, onde nada se perde, tudo se transforma. A frase “RECICLE VIDRO” surge em destaque, acompanhada da expressão “SALVE O MEIO AMBIENTE!”, funcionando como um apelo direto, emotivo e mobilizador, chamando à ação consciente de todos. Inspirado na Pop Art, o desenho adota uma linguagem visual jovem e vibrante, com traços marcados, cores planas e um dinamismo criado por linhas e salpicos que irradiam da imagem central. Esta abordagem aproxima a mensagem ecológica de um público juvenil, tornando-a mais próxima, moderna e apelativa.
A composição pretende sensibilizar para a separação seletiva de resíduos de vidro no Ecoponto Verde, incentivando a reciclagem através de uma imagem forte no seu impacto visual e simbólico.
A Escola Básica Artur Nunes Vidal, em Fermentelos (Águeda), tem procurado ser um exemplo de envolvimento na promoção da reciclagem e na sensibilização da sua comunidade escolar e local, demonstrando um compromisso contínuo com a educação ambiental, mediante a mobilização de alunos e comunidade escolar em torno de projeto que aliam arte, cidadania e responsabilidade ecológica. Este desafio é mais um exemplo desse caminho de boas práticas ambientais, que se pretende coletivo.
Neste propósito, cada ilustração pretende ser mais do que uma imagem! Cada traço, cor, símbolo e palavra pretende ser um grito visual pela mudança de hábitos e um lembrete de que cada pequeno gesto, como separar plástico, metal, vidro, papel e cartão de forma correta, reflete um ato de cuidado e amor pelo planeta, casa comum a todos.
Entende-se que as ilustrações propostas transformam a reciclagem num símbolo de resiliência e esperança, mostrando que a arte pode ser uma ponte entre a consciência e a ação.