Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)
Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo
Três fotografias, uma para cada Ecoponto:
Memória descritiva:
A atividade foi desenvolvida pela turma do 1º A da Escola Básica de Alvaiázere, constituída por 17 alunos. Esta teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância da separação seletiva de resíduos e da economia circular, através da criação de ilustrações destinadas à decoração de EcoBags.
A abordagem adotada foi interdisciplinar, articulando conteúdos de Estudo do Meio, Português e Expressão Artística, e seguiu uma sequência didática estruturada em três fases. Iniciou-se com a leitura da obra Missão Planeta Limpo!, de Paul A. Reynolds, e a visualização de um vídeo da Geração Verdão, que serviram de base para reflexões sobre a função dos ecopontos e os comportamentos ambientais. Destas reflexões surgiu a elaboração de um cartaz com os conhecimentos prévios e adquiridos, exposto na sala de aula ao longo do projeto.
Na fase seguinte, os alunos realizaram uma atividade prática de recorte e colagem, disponibilizada pela Geração Verdão, sobre a separação de resíduos, consolidando os conteúdos explorados. Discutiram, depois, a questão-orientadora “O que gostaria de ver num desenho sobre reciclagem/ecopontos?” e realizaram um levantamento de opiniões junto da comunidade escolar, durante os intervalos, para recolher ideias a integrar nas suas criações. Com base nesse trabalho, cada aluno produziu um desenho individual. Posteriormente, os trabalhos foram analisados em grupo, selecionando-se os elementos preferidos para integrar a ilustração final. Foram também criadas mensagens de sensibilização sobre a reciclagem e os ecopontos, a incluir nas composições finais.
A fase final culminou na produção coletiva dos três desenhos representativos da separação seletiva. Uma aluna com especial interesse e aptidão para as artes visuais ficou responsável por compor os elementos selecionados dos diferentes desenhos, sendo os desenhos finais pintados por toda a turma. Para concluir, os trabalhos foram digitalizados em formato reduzido e distribuídos pelas salas da escola para identificar os caixotes da reciclagem e sensibilizar os restantes alunos.
O projeto revelou-se muito motivador e enriquecedor, promovendo o envolvimento ativo dos alunos e da comunidade educativa, e contribuindo para o desenvolvimento de competências ambientais, cívicas e sociais essenciais à formação de cidadãos conscientes e responsáveis.