Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)
Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior
Três fotografias, uma para cada Ecoponto:
Memória descritiva:
Esta atividade foi desenvolvida na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de 5º ano, pela pertinência do tema, no âmbito dos domínios: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
A professora envolveu nesta atividade todos os alunos que frequentam as seis turmas de 5º ano de escolaridade (120 alunos), com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade.
Metodologia - Implementação da atividade:
1) Análise de conteúdos disponíveis no site Geração Verdão como forma de motivação para o tema da reciclagem;
2) Visualização do vídeo da Geração Verdão sobre a importância da reciclagem;
3) Apresentação do regulamento do desafio disponível na página Eco-Escolas/Projetos Eco-Escolas;
4) Definição dos grupos de trabalho (trabalho a pares – 2 ou 3 alunos por projeto);
5) Elaboração dos trabalhos de projeto (4 aulas); elucidação acerca da descrição do trabalho referida no regulamento (elementos a contemplar no produto final);
6) Foi destinado uma cor de ecoponto por cada duas turmas (3coresx2turmas=6turmas), perfazendo um total de 20 trabalhos com o ecoponto amarelo; 20 trabalhos com o ecoponto azul; 20 trabalhos com ecoponto verde (total: 60 trabalhos);
7) Votação entre turmas prevendo uma competição interna para a seleção dos trabalhos a submeter;
8) Para cada um dos ecopontos, ficaram selecionados os trabalhos com maior número de votos;
9) Exposição dos trabalhos selecionados para a participação no desafio.
Envolvimento dos alunos:
Os alunos mostraram-se bastante motivados no decorrer das aulas relacionadas com o desafio “Ilustração EcoBag”. Durante a elaboração dos projetos, procuraram dar cumprimento às orientações transmitidas encarando este trabalho de projeto com responsabilidade, autonomia e espírito colaborativo. De referir que também esteve presente um caráter competitivo durante a execução dos trabalhos, bem como no momento de votação para a seleção dos mesmos.
Pelo empenho e envolvimento dos alunos, assim como pelos produtos realizados, conclui-se que os objetivos definidos foram cumpridos, considerando que este desafio promoveu o conceito de Economia Circular no incentivo a uma separação seletiva de embalagens e respetivo encaminhamento de resíduos.
Autores dos trabalhos de projeto:
- Ecoponto amarelo: Renato, Guilherme e Gabriel – 5ºD-F
- Ecoponto azul: William, Ivan – 5º B-F
- Ecoponto verde: Gabrielly, Madalena e Alice – 5º C-F.