Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)
Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo
Título do jogo:
“Recycled Rink Rumble” (Air Hockey)
Regras do jogo:
O jogo consiste em usar o disco (tampa de cevada) para acertar nas tampas com imagens de resíduos e fazê-las deslizar até ao “ecoponto” correto. O objetivo é associar corretamente cada resíduo ao contentor adequado, praticando ao mesmo tempo vocabulário em inglês. Criam-se duas equipas e cada resíduo no ecoponto correto vale 1 ponto para a equipa. Quem tiver mais pontos no final do jogo, ganha.
Quando o jogo foi dinamizado na aula, os erros de “separação” dos resíduos eram corrigidos com a ajuda dos colegas e da professora, promovendo a aprendizagem colaborativa e a autocorreção.
Idade dos alunos:
7 a 9 anos
Fotografias do jogo:
Memória descritiva:
Memória Descritiva da Atividade – “Recycled Rink Rumble” (Air Hockey)
1. Introdução
A atividade Jogo Geração Verdão (“Recycled Rink Rumble”) foi desenvolvida com os alunos do 3.º ano no âmbito das aulas de Inglês em contexto CLIL, onde se integrou a aprendizagem da língua inglesa com o tema da educação ambiental. O objetivo central da atividade foi proporcionar uma experiência lúdica e educativa, reforçando a importância da separação e reutilização de resíduos enquanto se praticava vocabulário e estruturas básicas em inglês.
O jogo foi inspirado no tradicional Air Hockey, mas adaptado com materiais recicláveis, promovendo a consciência ambiental através do reaproveitamento de resíduos e o trabalho colaborativo.
2. Objetivos da Atividade
Objetivos Pedagógicos:
• Desenvolver competências linguísticas em inglês (vocabulário relacionado com resíduos, reciclagem, cores e ações).
• Promover a oralidade e compreensão em língua inglesa em contexto real e significativo.
• Estimular o raciocínio lógico, a motricidade fina e o trabalho em equipa.
Objetivos Ambientais:
• Sensibilizar os alunos para a importância da separação de resíduos e reciclagem.
• Incentivar a reutilização de materiais que seriam descartados.
• Desenvolver atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.
3. Desenvolvimento da Atividade
A construção e execução do jogo decorreu em quatro etapas principais:
1.º Passo – Apresentação do Projeto Geração Verdão
A professora apresentou o projeto em inglês, explicando que os alunos iriam criar e jogar um jogo feito inteiramente com materiais recicláveis. A turma foi envolvida desde o início como parte ativa do processo, sendo incentivada a pensar em como transformar “lixo” em algo divertido e educativo.
2.º Passo – Discussão sobre Resíduos e Reciclagem
Num segundo momento, houve uma conversa orientada (em português e inglês) sobre os diferentes tipos de resíduos, a importância da separação e os benefícios da reciclagem. Esta fase reforçou o vocabulário relacionado com os ecopontos (blue – paper, yellow – plastic and metal, green – glass), resíduos e ações como throw, recycle, clean e separate.
3.º Passo – Criação da Ideia do Jogo
Durante uma troca de ideias entre a professora e os alunos, um dos alunos sugeriu a criação de uma versão reciclada do Air Hockey. A proposta foi bem recebida pela turma, destacando-se o carácter divertido da ideia. A partir daí, o jogo ganhou forma, com todos os alunos a contribuir com ideias e materiais.
4.º Passo – Recolha e Reutilização de Materiais
Foram usados diversos resíduos existentes na escola limpos e seguros. Os alunos, com a ajuda da professora, decidiram como seriam usados. A construção do jogo incluiu:
• Base do jogo: Uma grande caixa de cartão de mobiliário.
• Disco: Uma tampa preta de plástico de um frasco de cevada.
• Peças-alvo: Tampas de iogurte com imagens de resíduos (papel, vidro, plástico/metal) coladas.
• Ecopontos: Grandes tampas de detergente que serviam de “recetores” para os resíduos corretos.
• Materiais de apoio: Cola quente, restos de papel autocolante e imagens decorativas. A imagem central do jogo foi criada com recurso a Inteligência Artificial (IA), tornando a atividade ainda mais inovadora.
4. Conclusão
A atividade revelou-se extremamente positiva. Os alunos demonstraram entusiasmo em todas as fases do projeto – da conceção à realização do jogo – e adquiriram aprendizagens significativas tanto em inglês como em educação ambiental.
O “Recycled Rink Rumble” foi uma forma criativa de ensinar conteúdos escolares de forma interdisciplinar, reforçando a autonomia, criatividade e responsabilidade dos alunos. A colaboração entre pares e a ligação afetiva com o projeto contribuíram para uma experiência educativa memorável.