Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 2 – Jogo do Verdão

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo

Título do jogo:
Planeta Verde

Regras do jogo:
1. Cada jogador escolhe um peão e coloca-o na casa de partida.
2. Os jogadores lançam os dados; quem obtiver maior pontuação será o primeiro a jogar.
3. Ao cair numa casa dos Cartões dos Ecopontos, o jogador retira um cartão e entrega-o a outro colega para que leia a pergunta. Se responder corretamente, avança o número de casas indicado no cartão; se a resposta estiver incorreta, recua o mesmo número de casas.
4. Ao cair numa casa dos Cartões Planeta Verde, o jogador deve retirar um cartão e seguir a instrução escrita, como por exemplo: “Apanhaste o lixo do chão — avança uma casa” ou “Deitaste lixo pela janela — recua duas casas”.
5. Vence o jogador que chegar primeiro à Casa da Reciclagem.

Idade dos alunos:
7 a 8 anos (2.º ano do Ensino Básico)

Fotografias do jogo:

Memória descritiva:
CONCURSO ECO-ESCOLAS – GERAÇÃO VERDÃO 24 – 25
Atividade 2 – Jogo do Verdão
Título do Jogo: Planeta Verde
Idade dos Alunos: 7 a 8 anos (2.º ano do Ensino Básico)
Autores: Alunos do 2.º ano do Colégio Conciliar de Maria Imaculada
Professores Responsáveis: Cátia Alexandra de Oliveira Pereira e Ana Adelaide Pinto Fonseca
Regras do Jogo:
1. Cada jogador escolhe um peão e coloca-o na casa de partida.
2. Os jogadores lançam os dados; quem obtiver maior pontuação será o primeiro a jogar.
3. Ao cair numa casa dos Cartões dos Ecopontos, o jogador retira um cartão e entrega-o a outro colega para que leia a pergunta. Se responder corretamente, avança o número de casas indicado no cartão; se a resposta estiver incorreta, recua o mesmo número de casas.
4. Ao cair numa casa dos Cartões Planeta Verde, o jogador deve retirar um cartão e seguir a instrução escrita, como por exemplo: “Apanhaste o lixo do chão — avança uma casa” ou “Deitaste lixo pela janela — recua duas casas”.
5. Vence o jogador que chegar primeiro à Casa da Reciclagem.
FASES DE ELABORAÇÃO DO JOGO:
1) Apresentação e motivação Inicial
O ponto de partida desta atividade foi a apresentação aos alunos das propostas do Programa Eco-Escolas para o ano letivo 2024-2025. Após a explicação das diferentes iniciativas, seguiu-se um momento de diálogo e reflexão em grupo sobre os projetos com que os alunos mais se identificavam.
Tendo estudado recentemente a reciclagem de resíduos nas aulas de Estudo do Meio, os alunos demonstraram entusiasmo pelo desafio “Jogo do Verdão”, reconhecendo nele uma excelente oportunidade para aplicar conhecimentos de forma criativa, colaborativa e divertida, ao mesmo tempo que promoviam comportamentos sustentáveis.
2) Planeamento e Conceção do jogo
Esta fase foi realizada em diferentes momentos:
1.º Momento: Chuva de Ideias – Qual o jogo que vamos criar?
Iniciámos com uma sessão de brainstorming, onde os alunos sugeriram vários tipos de jogos. Após a partilha e discussão das propostas, realizou-se uma votação, tendo sido escolhido um jogo de tabuleiro.
2.º Momento: Escolha do nome e materiais
Como os alunos do 2.º ano já realizavam a recolha de papel para reutilização e, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, tínhamos abordado o tema da redução do abate de árvores, surgiu a ideia de produzirmos o nosso próprio papel para criar os cartões do jogo. A partir dessa proposta, conversámos sobre quais materiais poderíamos reutilizar e incorporar no processo.
o Materiais utilizados:
 Quadro e giz
 Computador
 Papel para planificação
 Caixas de ovos
 Jornais
 Revistas
 Rolhas de cortiça (peões)
 Pasta de papel (produzida pelos alunos)
 Água
 Alguidar
 Moldura com rede mosquiteira
 Canetas de feltro
 Tintas
 Cola
 Tesoura
 Régua
3.º Momento: Definição das regras e conteúdos
Com base nas ideias e nas sugestões dos alunos, foram definidas as regras do jogo, bem como os conteúdos dos cartões. Nesta etapa, decidiu-se que seriam criados dois tipos de cartões:
• Cartões Ecopontos: com perguntas relacionadas com a separação de resíduos.
• Cartões Planeta Verde: com ações que promovem a preservação do ambiente.
3) CONSTRUÇÃO DO JOGO
1.º Etapa: Elaboração da pasta de papel
Utilizando jornais, revistas e caixas de ovos trazidos de casa, os alunos rasgaram os materiais em pequenos pedaços e colocaram-nos de molho em água. No dia seguinte, trituraram a mistura, adicionaram cola e, com a ajuda de uma rede mosquiteira, moldaram folhas de papel reciclado, que foram deixadas a secar durante duas semanas. Durante este processo, um dos alunos sugeriu também a criação do tabuleiro do jogo com pasta de papel reciclado.
2.ª Etapa: Criação dos cartões e do tabuleiro
Após a secagem das folhas de pasta de papel, passámos à elaboração dos cartões do jogo e do tabuleiro. Com a ajuda das professoras, os alunos mediram as folhas e cortaram-nas em pequenos cartões. A folha de pasta de papel que deu origem ao tabuleiro foi recortada com o apoio das professoras.
3.ª Etapa: Ilustração e pintura dos Cartões e Tabuleiro
Para manter a uniformidade visual na ilustração e pintura dos cartões, dois alunos ofereceram-se para criar os desenhos iniciais. A partir desses modelos, todos os alunos elaboraram um cartão. Nos Cartões Ecopontos, os alunos ilustraram os diferentes tipos de ecopontos - amarelo, azul e verde – representando as categorias da separação de resíduos. Nos Cartões Planeta Verde, desenharam o planeta Terra, utilizando tons de verde para simbolizar a preservação ambiental.
Para a criação do tabuleiro, um grupo de alunos voluntariou-se para desenhar e pintar a base do jogo. Durante esse processo, as primeiras ideias de design foram discutidas e adaptadas em conjunto, refletindo o espírito de colaboração entre os alunos. Esse processo de ajustamento das ilustrações também reforçou a capacidade de resolução de problemas em grupo, estimulando a criatividade e a troca de ideias entre os participantes.
4.ª Etapa: Testagem do jogo
O jogo foi testado em pequenos grupos, permitindo verificar o equilíbrio das regras e a funcionalidade do tabuleiro e dos cartões. Os alunos mostraram-se entusiasmados, respeitaram as regras definidas e demonstraram espírito de colaboração e aprendizagem.