Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)
Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo
Título do jogo:
Planeta Verde
Regras do jogo:
1. Cada jogador escolhe um peão e coloca-o na casa de partida.
2. Os jogadores lançam os dados; quem obtiver maior pontuação será o primeiro a jogar.
3. Ao cair numa casa dos Cartões dos Ecopontos, o jogador retira um cartão e entrega-o a outro colega para que leia a pergunta. Se responder corretamente, avança o número de casas indicado no cartão; se a resposta estiver incorreta, recua o mesmo número de casas.
4. Ao cair numa casa dos Cartões Planeta Verde, o jogador deve retirar um cartão e seguir a instrução escrita, como por exemplo: “Apanhaste o lixo do chão — avança uma casa” ou “Deitaste lixo pela janela — recua duas casas”.
5. Vence o jogador que chegar primeiro à Casa da Reciclagem.
Idade dos alunos:
7 a 8 anos (2.º ano do Ensino Básico)
Fotografias do jogo:
Memória descritiva:
CONCURSO ECO-ESCOLAS – GERAÇÃO VERDÃO 24 – 25
Atividade 2 – Jogo do Verdão
Título do Jogo: Planeta Verde
Idade dos Alunos: 7 a 8 anos (2.º ano do Ensino Básico)
Autores: Alunos do 2.º ano do Colégio Conciliar de Maria Imaculada
Professores Responsáveis: Cátia Alexandra de Oliveira Pereira e Ana Adelaide Pinto Fonseca
Regras do Jogo:
1. Cada jogador escolhe um peão e coloca-o na casa de partida.
2. Os jogadores lançam os dados; quem obtiver maior pontuação será o primeiro a jogar.
3. Ao cair numa casa dos Cartões dos Ecopontos, o jogador retira um cartão e entrega-o a outro colega para que leia a pergunta. Se responder corretamente, avança o número de casas indicado no cartão; se a resposta estiver incorreta, recua o mesmo número de casas.
4. Ao cair numa casa dos Cartões Planeta Verde, o jogador deve retirar um cartão e seguir a instrução escrita, como por exemplo: “Apanhaste o lixo do chão — avança uma casa” ou “Deitaste lixo pela janela — recua duas casas”.
5. Vence o jogador que chegar primeiro à Casa da Reciclagem.
FASES DE ELABORAÇÃO DO JOGO:
1) Apresentação e motivação Inicial
O ponto de partida desta atividade foi a apresentação aos alunos das propostas do Programa Eco-Escolas para o ano letivo 2024-2025. Após a explicação das diferentes iniciativas, seguiu-se um momento de diálogo e reflexão em grupo sobre os projetos com que os alunos mais se identificavam.
Tendo estudado recentemente a reciclagem de resíduos nas aulas de Estudo do Meio, os alunos demonstraram entusiasmo pelo desafio “Jogo do Verdão”, reconhecendo nele uma excelente oportunidade para aplicar conhecimentos de forma criativa, colaborativa e divertida, ao mesmo tempo que promoviam comportamentos sustentáveis.
2) Planeamento e Conceção do jogo
Esta fase foi realizada em diferentes momentos:
1.º Momento: Chuva de Ideias – Qual o jogo que vamos criar?
Iniciámos com uma sessão de brainstorming, onde os alunos sugeriram vários tipos de jogos. Após a partilha e discussão das propostas, realizou-se uma votação, tendo sido escolhido um jogo de tabuleiro.
2.º Momento: Escolha do nome e materiais
Como os alunos do 2.º ano já realizavam a recolha de papel para reutilização e, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, tínhamos abordado o tema da redução do abate de árvores, surgiu a ideia de produzirmos o nosso próprio papel para criar os cartões do jogo. A partir dessa proposta, conversámos sobre quais materiais poderíamos reutilizar e incorporar no processo.
o Materiais utilizados:
Quadro e giz
Computador
Papel para planificação
Caixas de ovos
Jornais
Revistas
Rolhas de cortiça (peões)
Pasta de papel (produzida pelos alunos)
Água
Alguidar
Moldura com rede mosquiteira
Canetas de feltro
Tintas
Cola
Tesoura
Régua
3.º Momento: Definição das regras e conteúdos
Com base nas ideias e nas sugestões dos alunos, foram definidas as regras do jogo, bem como os conteúdos dos cartões. Nesta etapa, decidiu-se que seriam criados dois tipos de cartões:
• Cartões Ecopontos: com perguntas relacionadas com a separação de resíduos.
• Cartões Planeta Verde: com ações que promovem a preservação do ambiente.
3) CONSTRUÇÃO DO JOGO
1.º Etapa: Elaboração da pasta de papel
Utilizando jornais, revistas e caixas de ovos trazidos de casa, os alunos rasgaram os materiais em pequenos pedaços e colocaram-nos de molho em água. No dia seguinte, trituraram a mistura, adicionaram cola e, com a ajuda de uma rede mosquiteira, moldaram folhas de papel reciclado, que foram deixadas a secar durante duas semanas. Durante este processo, um dos alunos sugeriu também a criação do tabuleiro do jogo com pasta de papel reciclado.
2.ª Etapa: Criação dos cartões e do tabuleiro
Após a secagem das folhas de pasta de papel, passámos à elaboração dos cartões do jogo e do tabuleiro. Com a ajuda das professoras, os alunos mediram as folhas e cortaram-nas em pequenos cartões. A folha de pasta de papel que deu origem ao tabuleiro foi recortada com o apoio das professoras.
3.ª Etapa: Ilustração e pintura dos Cartões e Tabuleiro
Para manter a uniformidade visual na ilustração e pintura dos cartões, dois alunos ofereceram-se para criar os desenhos iniciais. A partir desses modelos, todos os alunos elaboraram um cartão. Nos Cartões Ecopontos, os alunos ilustraram os diferentes tipos de ecopontos - amarelo, azul e verde – representando as categorias da separação de resíduos. Nos Cartões Planeta Verde, desenharam o planeta Terra, utilizando tons de verde para simbolizar a preservação ambiental.
Para a criação do tabuleiro, um grupo de alunos voluntariou-se para desenhar e pintar a base do jogo. Durante esse processo, as primeiras ideias de design foram discutidas e adaptadas em conjunto, refletindo o espírito de colaboração entre os alunos. Esse processo de ajustamento das ilustrações também reforçou a capacidade de resolução de problemas em grupo, estimulando a criatividade e a troca de ideias entre os participantes.
4.ª Etapa: Testagem do jogo
O jogo foi testado em pequenos grupos, permitindo verificar o equilíbrio das regras e a funcionalidade do tabuleiro e dos cartões. Os alunos mostraram-se entusiasmados, respeitaram as regras definidas e demonstraram espírito de colaboração e aprendizagem.