Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 2 – Jogo do Verdão

Escola Secundária José Estêvão (Aveiro)

Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior

Título do jogo:
Jogo Verdão

Regras do jogo:
O Jogo é uma espécie de jogo da glória onde podem jogar 2-6 jogadores
Conteúdo
•1 tabuleiro
•60 cartas de pergunta (10 de cada: História, Ciências, Desporto, Arte, Entretenimento, Geografia)
•2 dados (um de números e um de figuras)
•6 peças de jogador ( laranja, amarelo, vermelho, azul, verde, castanho)
•Papel com as perguntas e respostas de cada tema
-Finalidade do Jogo:
A finalidade do jogo é chegar ao fim do tabuleiro antes dos oponentes.
-Preparação
Antes de jogar devem ser colocadas as cartas de cada tema no respetivo lugar, por exemplo: as cartas vermelhas de História devem ser colocadas em cima da parte vermelha de História e também dentro do respetivo tema devem misturar as cartas. Também antes de Jogar devem ser colocadas as peças de cada jogador na primeira casa (na casa azul-escura antes da 1)
Andamento do jogo:
•Cada jogador deve lançar o dado de números para ver quem será o primeiro a jogar (o jogador que calhar o número mais alto começa) e depois jogam na ordem dos ponteiros do relógio.
•O primeiro jogador lança novamente o dado dos números e anda o número de casas do número que calhou (se calhar o número 4, tem de andar 4 casas)
•Quando o jogador parar na casa que lhe foi atribuída pelo dado que lançou o jogador tem de responder a uma pergunta da cor da casa onde se encontra (se calhar numa casa verde tem de responder a uma pergunta das cartas verdes que nesse caso são de Ciências). Se o jogador acertar a pergunta vai poder jogar novamente, se não passa a vez ao jogador seguinte. Se o jogador calhar numa casa com a cor rosa (casa especial) irá ter de cumprir uma regra daquela especifica casa.
•O jogador ao chegar à última casa (casa azul-escura seguinte da casa 50) vai ter
de responder a uma pergunta de cada tema para ganhar o jogo.
• O primeiro a chegar ao fim do tabuleiro e responder corretamente a todas as
perguntas vence o jogo
Casas especiais:
As cartas especiais são todas as cartas rosas e que têm um ícone colado nelas. Em cada
uma dessas casas irá acontecer uma coisa diferente ao jogador.
• Na casa número 8, com um símbolo de prisão o jogador irá ficar uma rodada sem
jogar, portanto, quando voltar a ele novamente irá jogar o jogador ao seu lado, e só
na rodada seguinte é que vai poder jogar.
• Na casa número 13, com um símbolo de trofeu o jogador vai poder andar mais
uma ou duas casas e assim responder à pergunta onde calhar no fim. Por exemplo
se escolher andar duas casas vai para a casa 15 e assim o jogador irá responder a
uma pergunta das cartas vermelhas, história .
• Na casa número 16 com um símbolo de um dado colorido o jogador irá ter de
lançar o dado das figuras que contem todas os ícones das casas especiais e vai
ter de cumprir a regra de cada ícone das casas especiais. Se no dado calhar a
mesma figura o dado colorido o jogador vai lançar o mesmo dado outra vez
• Na casa 23 com um ícone com um símbolo de um círculo colorido o jogador terá
de ir para uma casa da cor que escolher mais próxima e responder à pergunta
dessa casa.
• Na casa número 33 com um ícone de caveira o jogador irá ter de regressar à casa
inicial.
• Na casa número 34 com ícone de um dado normal, branco o jogador vai poder
jogar o dado com números novamente

Idade dos alunos:
14 a 15 anos

Fotografias do jogo:

Memória descritiva:
Somos quatro alunos da Escola Secundária José Estevão, da turma A do 9ºano, 3ºciclo, João Pedro Loureiro, Manuel Natálio, Afonso Pereira e Maxmillian Elvang, com idades compreendidas entre os catorze e quinze anos, e aceitámos o desafio de participar no projeto eco escolas, concurso “Jogo do Vedrão”. No âmbito do projeto de turma na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento “Vozes do Passado, Diálogo do Presente” sobre o tema 80 anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, fizemos um jogo de tabuleiro com material reciclado. Neste jogo, utilizámos cartão reciclado de algumas caixas de encomendas, algumas cartolinas que tinham sobrado de outros projetos realizados por nós e alguns rolos de cartão que estão dentro das caixas multibanco que em vez de irem para o lixo serviram de piões para o nosso jogo de tabuleiro. O nosso jogo de tabuleiro é equiparado ao jogo da glória com perguntas relacionadas com os principais acontecimentos ocorridos nas duas primeiras décadas do século vinte e um nos tópicos de Arte, Desporto, História, Ciências, Entretenimento e Geografia que só aconteceram devido ao final da segunda guerra mundial.
A Equipa “ Jogo do Vedrão”
João Pedro Loureiro
Manuel Natálio
Afonso Pereira
Maxmillian Elvang