Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)
Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior
Título do jogo:
Ouri
Regras do jogo:
O Ouri é um jogo para duas pessoas.
O tabuleiro de Ouri tem 6 compartimentos (buracos) de cada lado.
No início do jogo cada um dos 12 buracos tem 4 sementes. Os 2 jogadores estão colocados frente a frente e vão colocando as sementes capturadas fora do tabuleiro, do seu lado direito.
O primeiro a jogar apanha todas as sementes de um dos seus buracos e distribui-as, uma a uma, pelos buracos seguintes, no sentido contrário aos ponteiros do relógio. O jogador, enquanto houver buracos com mais sementes, não pode mexer nos que contenham apenas uma semente.
Se depois de depositar a última semente numa casa do adversário, esta contiver duas ou três, podem-se capturar. Retiram-se e guardam-se fora do tabuleiro, do lado direito. Sempre que as casas anteriores à última tiverem duas ou três sementes e pertençam ao adversário podem e devem ser capturadas até que se encontre uma casa que não cumpre alguma destas condições.
Se ao depositar a última semente numa casa do adversário esta contiver 4 ou mais sementes, contando com a que se deposita, não podemos capturá-las. Passa o jogo para o adversário.
Se ao realizar um movimento o jogador fica sem sementes, o adversário é obrigado a efetuar um movimento que introduza sementes no seu lado.
Quando um jogador capturar a maioria das sementes - 25 ou mais - a partida acaba e esse jogador ganha.
Idade dos alunos:
10-11 anos
Fotografias do jogo:
Memória descritiva:
No âmbito do desafio “Geração Verdão”, nomeadamente na atividade “Jogo do Verdão”, incitou-se os alunos participantes no Clube de Jogos Matemáticos a construírem um jogo didático físico com recurso a materiais recicláveis.
No decurso da atividade do clube (2 tempos semanais), primeiramente fez-se a seleção do jogo matemático (Ouri) a construir. Seguidamente, os alunos apresentaram propostas de materiais e respetivos procedimentos para a elaboração do trabalho.
Concluída esta fase, definiram-se as diferentes etapas: seleção e recolha dos materiais recicláveis e outros materiais auxiliares; elaboração do tabuleiro de jogo; registo informático das regras do jogo; utilização deste em contexto sala de aula.
Os materiais utilizados foram:
- 2 garrafões (6 litros de água) de plástico;
- 2 copos de iogurte;
- 1 caixa em cartão de ovos (1 dúzia);
- fita cola;
- cola de contacto;
- régua graduada;
- tesoura;
- x-ato;
- 48 sementes de grão-de-bico.
Posteriormente, através de medições, recortes, colagens e montagens, o tabuleiro do jogo didático ficou concluído. Este trabalho foi desenvolvido exclusivamente por um grupo de alunos inscritos no Clube de Jogos Matemáticos (afeto ao Clube Ciência Viva).
Todos os alunos interessados puderam desfrutar do trabalho realizado, experimentando, jogando, desenvolvendo o raciocínio e, sobretudo, visualizando o aproveitamento de materiais aos quais foi dada uma “vida nova”.