Jardim de Infância da Quinta do Picado (Aveiro)
Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo
Título do jogo:
Eco Bólingue
Regras do jogo:
Previamente cria-se uma área de jogo, retangular, delimitada por pinos e fio de malha trapilho.
Um conjunto de de 10 pinos é disposto em triângulo, num dos extremos da área de jogo. Os jogadores devem devem organizar-se em fila no outro extremo da área de jogo. Outras crianças que não estão a jogar ou já jogaram na sua vez, podem dispor-se nas laterais, incentivando os colegas.
Numa caixa próximo dos jogadores, é colocada a caixa do jogo com as bolas. Cada jogador pode usar até 3 bolas, correspondentes a 3 três tentativas possíveis, fazendo-as rolar pelo chão, para derrubar o máximo de pinos.
O jogo começa com a primeira criança (jogador) da fila, lançando 1, 2, ou 3 bolas, para fazer cair o máximo de pinos. Conta-se o total de pontos (pinos derrubados) e passa ao jogador seguinte.
Nota: numa fase mais avançada, pode registar-se o nome dos jogadores e o número de pontos conseguidos, permitindo inúmeras competências ao nível do raciocínio matemático.
Idade dos alunos:
todos as crianças/alunos do grupo/turma, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.
Fotografias do jogo:
Memória descritiva:
Autores e participantes: o grupo é atualmente constituído por 18 crianças; 9 crianças participaram mais ativamente na construção do jogo ( decoração dos pinos, escrita do nome do jogo e identificação na caixa) ; todo o grupo se envolveu na escolha do nome para o jogo, na definição das regras (momento de conversa em grupo) e na realização do jogo.
Materiais utilizados: embalagens de leite; bolas de padel usadas; caixa de fruta; papel autocolante; fio de trapilho; papel, marcadores e lápis de cor para cartões de identificação com o nome do jogo.
Processo de construção do jogo: a reutilização de materiais é uma prática frequente na turma, ao longo do ano; deste modo quando a educadora apresentou um conjunto de embalagens de leite vazias, várias crianças sugeriram quase de imediato que "dá para jogar", e "é para jogar bóliche". Também logo se percebeu que era preciso uma bola mas as que existem para brincar no recreio eram muito grandes.
A educadora sugeriu que se decorassem os pinos e, entre as sugestões de "pintar" ou "colar papeis coloridos", passou-se então ao recorte e aplicação de tiras de papel autocolante. A educadora pensou que poderia pedir algumas bolas usadas no clube de padel e passados alguns dias mostrou-as às crianças, solucionando-se o problema da bola a usar. Para guardar os materiais aproveitou-se uma caixa de fruta, plástica, já existente na escola e cujas dimensões se ajustaram na perfeição ao tamanho dos pinos. Com algumas das embalagens que sobraram e trapilho esticado, foi mais fácil o grupo organizar-se autonomamente no jogo.
Ao jogar, tornou-se necessário o cumprimento de regras, que foram clarificadas em grande grupo. O título do jogo, foi também escolhido em grupo; a designação "Eco Bólingue" surgiu naturalmente pela voz de uma criança e foi consensual porque se fala com frequência que a nossa escola é uma eco escola e nós somos "eco heróis" (nome adotado desde a participação no Entrudo Infantil concelhio.