Escola Básica Quinta de Marrocos (Lisboa)
Escalão: Escalão 2: Escolas do 2.º Ciclo até ao Ensino Superior
Título do jogo:
Acerta e Salva o Animal!
Regras do jogo:
Material: número indeterminado de latas reutilizadas com a imagem e nome de animal e o estatuto de conservação (de forma simples): criticamente em perigo (3 pontos), em Perigo/risco (2 pontos) e baixo risco de extinção (1 ponto); bola feita de papel reciclado.
Regras: As latas são colocadas no chão, progressivamente mais longe de acordo com o grau maior de risco de extinção e assim também de pontuação. Salvar um animal em maior risco dá mais pontos!
Os alunos jogam em grupo e cada grupo tem direito a 5 lançamentos, ganhando a equipa que somar mais pontos.
Idade dos alunos:
10 a 16 anos
Fotografias do jogo:
Memória descritiva:
Foi lançado aos alunos um desafio para construirmos um jogo sobre a Biodiversidade com materiais reutilizados. Os alunos do 8.º ano foram pesquisar, na sala de informática, as espécies em perigo e os do 5º ano foram ao ecoponto amarelo da Escola procurar os melhores materiais e decidiram aproveitar as latas grandes de feijão da cozinha (em alumínio), que lavaram e prepararam.
Basearam-se em jogos conhecidos em que se pudessem aplicar estas latas, como o bowling, mas tendo optado por um jogo de pontaria, a encestar, depois de vários testes, por se adequar mais ao tamanho e forma das latas, tendo-se no fim decidido as regras e os pontos.