Geração Verdão 2024-25 | Trabalhos

ATIVIDADE 2 – Jogo do Verdão

Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues (Cascais)

Escalão: Escalão 1: Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo

Título do jogo:
Os Guardiões do Planeta

Regras do jogo:
“Os guardiões do Planeta”
Este jogo funciona com um tabuleiro gigante (feito de caixas de cartão unidas e decoradas pelos alunos) onde os jogadores (alunos) avançam casas ao responderem a desafios ou perguntas relacionadas com a proteção ambiental.
Materiais recicláveis:
- Tabuleiro em formato planeta terra: Caixas de cartão e jornais velhos coloridos, com as casas decoradas;
- Peças do jogo- desenho de Super Heróis: Rolhas de cortiça decoradas ou tampas de garrafa pintadas, são os rostos dos Super Heróis, restos de plástico como capas (…);
- Cartas para os desafios: Cartolinas ou pedaços de cartão com desenhos e textos pintados e escritos pelos alunos (provavelmente vai ser feito no computador);
- Dado gigante (o meu que já está na sala);
- Fichas bónus para trocas e pontuação.
Adaptação do jogo: As cartas podem ter perguntas simples, desafios práticos, bónus de atitudes ecológicas, penalização de comportamentos menos amigos do ambiente, cartas de evento que afetam todos os jogadores. As perguntas e desafios são relevantes para o dia a dia, incentivando-os a refletir sobre as suas próprias ações, promovendo a aprendizagem através da experiência, interação e resolução de problemas, tornando o conhecimento mais significativo.
O jogo tem tarefas diferenciadas, sendo estas atribuídas consoante as capacidades das crianças e interesses (desenhar, escrever, cortar, colar, pintar…).
As regras do jogo podem ser adaptadas para incluir a diversidade de alunos, sendo que este é jogado em equipas, permitindo o tempo suficiente para a concretização das atividades.
O tema do jogo foi adaptado a diferentes contextos ambientais como:
As cartas estão divididas pelos 7 temas do jogo. Viradas para baixo, devidamente identificadas pelas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, ciano/anil e violeta.
Vermelho: Energia
Laranja: Sustentabilidade
Amarelo: Sol/Energia Solar
Verde: Floresta/Natureza
Azul: Água
Anil/ ciano: Proteção dos Animais
Violeta: Reciclagem/Resíduos
Regras do jogo:
Podem jogar até 6/7 equipas, depende do número de alunos por turma e quantidade de elementos do grupo formado. O jogo pode ser trabalhado com jogadores do JI ou 1.º ciclo, ou até mesmo grupos mistos.
Existem várias casas desenhadas no tabuleiro (planeta) que as crianças vão percorrer. Cada equipa tem oportunidade de lançar o dado “gigante”. A casa onde ficar está identificada com uma cor correspondente a um tema. Assim, de seguida, retira um cartão no qual consta uma questão ou desafio. Pode também receber uma ficha bónus para troca ou que, caso não seja trocada, é contabilizada para pontos. Cada equipa inicia o jogo com uma ficha bónus. Se a equipa cair numa casa onde há necessidade de efetuar uma troca de ficha bónus e não tiver nenhuma, terá de retroceder uma casa.
O jogo finaliza para cada equipa quando alcançarem a última casa com o arco-íris. Planeta limpo e feliz!

Idade dos alunos:
Dos 4 aos 10 anos.

Fotografias do jogo:

Memória descritiva:
A criação de um jogo educativo é uma ferramenta poderosa para sensibilizar as crianças sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Ao utilizar a dinâmica lúdica, conseguimos não só captar a atenção dos mais novos, mas também proporcionar uma aprendizagem divertida e eficaz. O jogo criado visa promover a consciencialização ambiental de uma forma interativa, estimulando as crianças a refletirem sobre questões como a reciclagem, a preservação dos recursos naturais e a redução do desperdício.
Este jogo não é apenas um simples passatempo, foi desenvolvido com um propósito pedagógico claro: ensinar as crianças sobre práticas sustentáveis de uma forma que elas possam facilmente compreender e aplicar no seu dia a dia. Através da mecânica do jogo, os jogadores têm a oportunidade de explorar diferentes desafios relacionados com a proteção ambiental, criando uma ligação emocional e cognitiva com o tema. Assim, as crianças não só aprendem de forma mais eficaz, como também se divertem enquanto desenvolvem atitudes e comportamentos positivos em relação ao meio ambiente.
Para a construção deste jogo, foi realizado um trabalho de pesquisa envolvente, em que os alunos participaram ativamente. A pesquisa teve como objetivo entender as melhores práticas pedagógicas para ensinar sobre a sustentabilidade de forma acessível e atraente para crianças de diferentes idades. Os alunos foram incentivados a pesquisar sobre jogos educativos já existentes, estudar as preferências e as dificuldades de aprendizagem de várias faixas etárias e, acima de tudo, a identificar formas de tornar o jogo inclusivo e adaptável a diferentes contextos.
O resultado final é um jogo cuidadosamente projetado, que pode ser jogado por crianças de várias idades e que se adapta facilmente a diferentes realidades, podendo ser utilizado não apenas na nossa escola, mas também noutras instituições educativas. A sua flexibilidade e simplicidade garantem que o jogo seja uma ferramenta eficaz e divertida, capaz de promover a educação ambiental de forma acessível e envolvente.
Além disso, a criação deste jogo oferece uma oportunidade única para os alunos desenvolverem competências como o trabalho em equipa, a pesquisa, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. O processo de criação do jogo tornou-se uma experiência de aprendizagem multidisciplinar, que envolveu não apenas o desenvolvimento de conteúdos educativos, mas também a utilização de habilidades técnicas, como design gráfico e programação de jogos.
Ao criar um jogo que promove a conscientização ambiental, estamos a proporcionar às crianças uma forma divertida de entenderem a importância de cuidar do planeta. Mais do que ensinar, o jogo visa inspirar, encorajando as crianças a aplicarem o que aprenderam na sua vida diária e a tornarem-se, assim, agentes de mudança na construção de um futuro mais sustentável.