Recreios com Vida
O Projeto “Recreios com Vida” consiste na realização de atividades, jogos e dinâmicas no espaço exterior do recinto escolar ou em espaços afetos ao recreio de uso coletivo.
Objetivos
- Promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar;
- Procurar envolver diferentes alunos da escola, implementando uma prática inclusiva;
- Sublinhar a importância da preservação dos jogos tradicionais;
- Motivar a escola a desenvolver estratégias para a inclusão de todos os alunos e para a prevenção do bullying;
- Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação;
- Deverão ter uma ação periódica (1x semana);
- Agilizar as condições materiais para a realização dos jogos (ex: bolas, etc);
- Divulgar/promover a existência das atividades.
Descrição do Projeto
O projeto consiste na dinamização de jogos (preferencialmente jogos tradicionais) e atividades lúdicas no recreio através da criação de uma brigada. E na criação de uma atividade/jogo da autoria da escola. Valoriza-se a criação de jogos coletivos, ou que permitam ter vários participantes, e que sejam criados com componentes reutilizáveis. .
Metodologia
Para a concretização dos recreios com vida devem ser selecionados um conjunto de alunos (uma turma ou um grupo), para constituir a Brigada dos Recreios com Vida, que serão responsáveis pela execução das atividades e jogos previstos.
Público-Alvo
- Alunos de Jardim de Infância, 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo.
Escalões
Escalão 1 – Jardim de Infância e 1.º ciclo.
Escalão 2 – 2.º ciclo e 3.º ciclo.
Elementos para o concurso
Caso queiram participar no concurso o/a professor/a coordenador/a deverá inserir na plataforma um conjunto de informações:
- Regulamento ou guião do jogo criado incluindo os materiais necessários à sua concretização;
- Vídeo de com pelo menos 3 testemunhos dos alunos sobre a importância da dinamização da atividade com um máximo de 1 minuto.
- Fotografias quer da dinâmica quer do jogo criado pela Brigada, devidamente legendadas (máximo 8). Nota: As fotografias serão divulgadas posteriormente.
- Preenchimento da informação sobre a Brigada (memória descritiva) nomeadamente: o número e nível de escolaridade dos alunos envolvidos; número/tipo de atividades dinamizadas; frequência com que acontece a Brigada Recreios Com Vida.
Critérios de avaliação
Serão valorizados na avaliação os seguintes critérios:
1 – clareza das regras do guião e da sua apresentação em vídeo (embora o vídeo seja opcional);
2 – criatividade e originalidade do jogo;
3 – envolvimento dos alunos e testemunhos dos mesmos;
4 – informações sobre a atividade da brigada dos recreios;
5 – criação/manutenção de elementos/equipamentos permanentes no recreio.
Prazos
- até 28 de fevereiro | inscrição das escolas
- até 31 de maio | submissão dos trabalhos
Prémios
Kit Recreios com Vida – a designar
Júris
O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.
Nota: os conteúdos partilhados têm de ser legíveis. Na partilha dos vídeos por exemplo, deverão assegurar a visualização dos mesmos. Caso não seja possível iremos considerar que não foram submetidos.
Prazos:
- até 28 de fevereiro | inscrição das escolas
- até 31 de maio | submissão dos trabalhos
PRÉMIOS
Kit Recreios com Vida – A designar
JÚRIS
O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.
Jogos Tradicionais
Os jogos tradicionais podem ser definidos como actividades lúdicas, recreativo- culturais praticadas por crianças, jovens e adultos, as quais são perpetuadas ao longo de gerações pela oralidade, observação e imitação (Bragada, 2002).
Consulte:
Na Minha Rua… Jogos Tradicionais
100 Jogos para uma Escola Ativa – Brincar a Jogar para Exercitar!
A concretização do projeto implica a conjugação de sinergias entre alunos, professores e funcionários escolares, caso necessário.
Jogos (exemplos para inspiração)
Corrida de Sacos
Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes.
Jogadores: número variável.
Jogo: é marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro. Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois, lado a lado, o terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos (um em cada saco), abraçando-os. As restantes regras são iguais às da corrida individual. Todos estes jogos são passíveis de sofrerem adaptações, consoante o material que temos disponível, o terreno a utilizar; o número de jogadores e a própria imaginação das crianças que é sempre de explorar.
Macaca
Material: 1 pedra lisa ou um objeto semelhante, e tintas ou algo que dê para desenhar a macaca no chão.
Jogadores: número variável.
Jogo: atire a pedra/objeto para a primeira casa e quando se começar a jogar salta-se ao pé-coxinho, saltando a casa onde está a pedra. Faz-se o mesmo para todas as casas até ao fim da macaca. Depois começa outro jogador. Quando a pedra sair fora muda-se de jogador. Este jogo tem como objetivo deitar a pedra dentro de cada casa, saltar a casa onde está a pedra sem a pisar, saltar as casas ao pé-coxinho e apanhar a pedra sem cair e não pisar as riscas.
Corrida do “ovo” na colher
Materiais: colher e bola de ping-pong, podem substituir os materiais desde que cumpram com as suas funções.
Jogadores: número variável. A corrida do ovo na colher precisa de no mínimo dois participantes. Mas o melhor é ser jogado em equipas.
Jogo: Defina o ponto de partida e de chegada. Os primeiros participantes da equipa deverão ter as colheres na boca ou na mão com um “ovo” em cada. A largada é dada e todos podem começar o percurso em direção à chegada, onde o “ovo” deve ser entregue ao outro participante, até que se chegue na última pessoa. A equipa que realizar primeiro a tarefa é vencedora. Para tornar mais desafiante, o jogo, podem acrescentar obstáculos no percurso.
Telefone sem fio – “História”
Telefone estragado é um jogo baseado na passagem de uma frase ou palavra numa corrente de pessoas. Neste fazemos o desafio de criarem uma história relacionada com o ambiente (tem de ser curta) de forma a que seja possível comparar a original com o resultado final do jogo.
Uma das regras do jogo é que o segredo não pode ser repetido ao ouvinte da vez.
Por esse motivo é comum a história ser mal-entendida e por isso passado aos demais ouvintes de forma cada vez mais deturpada, chegando totalmente diferente ao ouvinte final, e isso é o que torna a brincadeira divertida.
Pode ser jogado por um grupo ou por mais, criando uma competição de quem se mantém mais fiel à história.
Jogo da tração com corda em linha
Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio da corda).
Jogadores: 2 equipas com o mesmo número de jogadores cada uma.
Jogo: num terreno plano e livre de obstáculos, duas equipas com forças equivalentes, seguram, uma de cada lado e à mesma distância do lenço, uma corda. Entre as equipas, antes de começar o jogo, traça-se ao meio uma linha no chão. O jogo consiste em cada equipa puxar a corda para o seu lado, ganhando aquela que conseguir arrastar a outra até o primeiro jogador ultrapassar a marca no chão. É também atribuída a derrota a uma equipa se os seus elementos caírem ou largarem a corda. Não é permitido enrolar a corda no corpo ou fazer buracos no solo para fincar os pés.