Colégio de Alfragide (Amadora)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Regulamento:
Vídeo dos testemunhos:
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Fotografias:
Memória descritiva:
A presente iniciativa surgiu no âmbito das reuniões do Conselho Eco-Escolas, mais concretamente por sugestão do representante dos pais e encarregados de educação, que manifestou o desejo de ver os recreios escolares mais dinâmicos, inclusivos e enriquecedores, através da valorização dos jogos tradicionais como forma de promover o bem-estar físico, emocional e social dos alunos.
Entre várias propostas debatidas, destacou-se o Jogo da Macaca, um clássico do recreio escolar, ainda bastante apreciado pelas crianças. A proposta ganhou especial força por conjugar movimento, coordenação motora, socialização e um elevado potencial lúdico.
Com base nesta sugestão inicial, a equipa pedagógica, em articulação com os alunos, decidiu repensar e enriquecer o jogo da macaca tradicional, com o objetivo de: (1) - Torná-lo mais inclusivo e desafiante; (2) - Estimular simultaneamente o corpo e a mente; (3) - Criar oportunidades de aprendizagem integrada e significativa;
Foi então concebida a ideia de uma “Macaca Tripla”, constituída por três percursos com diferentes níveis de dificuldade e um elemento diferenciador: a introdução de questões pedagógicas associadas a cada casa do jogo, abordando conteúdos de diversas áreas curriculares.
Uma zona específica do recreio foi definida e preparada para desenhar a Macaca. Com o apoio da equipa educativa, auxiliares e envolvimento dos alunos, foi desenhado no chão a macaca com cores vivas e apelativas.
As três macacas foram pintadas lado a lado, com tamanhos e configurações distintas, representando:
Macaca 1 – Nível Fácil (para crianças do Pré-Escolar),
Macaca 2 – Nível Intermédio (1.º e 2.º anos),
Macaca 3 – Nível Avançado (3.º e 4.º anos).
Após a pintura e preparação do espaço, os alunos aderiram de forma espontânea e entusiástica. A brincadeira emergiu de forma natural, com os próprios alunos a: (1) - Explicar as regras uns aos outros; (2) - Organizar filas, turnos e desafios; (3) - Criar novas formas de jogar com base nas regras propostas. Este envolvimento ativo demonstra o forte impacto pedagógico e social da atividade, que não só valorizou um jogo tradicional como também incentivou a autonomia, criatividade e cooperação entre pares.
Em jeito de conclusão, a implementação da Macaca Tripla revelou-se uma prática de sucesso, com forte impacto no quotidiano escolar. Esta experiência evidencia como a escuta ativa da comunidade (neste caso, dos pais), aliada à criatividade pedagógica e à valorização das tradições, pode transformar um simples jogo num poderoso instrumento educativo ao serviço do desenvolvimento integral das crianças.